Andrew jackson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Andrew Jackson (Waxhaws, 15 de março de 1767 — Nashville, 8 de junho de 1845) foi um advogado e político estadunidense. Foi o sétimo presidente dos Estados Unidos, de 1829 a 1837.
Foi também governador militar da Flórida (1821), comandante das forças americanas na Batalha de Nova Orleans (1815), e epônimo da Democracia Jacksoniana. Jackson foi uma figura polarizadora, que dominou a políticaamericana dos anos 1820 aos anos 1830.
Sua ambição política, combinada com a ampliação da participação política por mais pessoas, que moldaram o moderno Partido Democrata. Famoso pela sua dureza, ele era apelidado de "Old Hickory" (Velho Coiote).
Carreira Militar
Guerra de 1812
Andrew Jackson foi nomeado comandante da milícia do Tennessee, em 1801, com a patente de Coronel.
Durante a Guerra de1812, Tecumseh incitavam a "Red Stick" Creek (índios do norte do Alabama e Geórgia) para atacar assentamentos brancos. Quatrocentos colonos foram mortos no Massacre do Forte Mims, resultando na Guerra Creek. Jackson, então, comandou as forças americanas, que incluiu a milícia do Tennessee, E.U. regular, e cherokee, Choctaw, e o sul, dos índios Creek.
Jackson derrotou o Red Stick na Batalha deHorseshoe Bend, em março de 1814. Oitocentos "Red Sticks" foram mortos, mas Jackson poupou o chefe William Jackson Weatherford. Sam Houston e David Crockett, serviram Jackson no âmbito desta campanha.
Após a vitória, Jackson impõe o Tratado de Fort Jackson sobre ambos os inimigos do Norte e do Sul do Creek Creek aliados, tomando vinte milhões de acres (81.000 km ²) de todos os arroios branco paraassentamento. Jackson foi nomeado o Major-General após essa ação.
Em novembro de 1814 tomou Pensacola (no oeste da Flórida, na época território do Império Espanhol, e expulsou os britânicos, com quem os Estados Unidos estavam em guerra - Batalha de Pensacola.
Jackson, também, pelo serviço na Guerra de 1812 contra o Reino Unido, foi notável. Quando forças britânicas ameaçaram Nova Orleans, Jacksonassumiu o comando das defesas, incluindo a milícia de vários Estados do Oeste e territórios. Ele era um oficial rigoroso, mas era popular com as suas tropas. Foi dito que ele era "um velho lobo-da-guerra" de madeira sobre o campo de batalha, o que lhe deu o seu apelido.
Na Batalha de Nova Orleans, em 8 de janeiro de 1815, Jackson com, 5000 soldados norte-americanos, conquistou uma vitória sobresoldados 7500 soldados britânicos. O exército britânico teve mais de duas mil vítimas, e o de Jackson apenas 13 mortos e 58 feridos ou desaparecidos.
A guerra, em especial esta vitória, tornou Jackson um herói nacional. Graças a isso, ele recebeu do Congresso uma medalha de ouro, por resolução de 27 de fevereiro de 1815.
Entre 1816-1818 voltou a atuar na Flórida, na época território do ImpérioEspanhol, na destruição do Forte Negro e na Primeira das Guerras Seminoles. O território dos índios Seminole era um refúgio para escravos fugitivos.
Eleições Presidenciais de 1828
Jackson renunciou ao Senado em outubro de 1825, mas continuou sua cruzada para a Presidência. A legislatura do Tennessee nomeou Jackson novamente para presidente.
Jackson atraiu o então vice-presidente John C. Calhoun,Martin Van Buren, Thomas e Ritchie em seu campo (as últimas duas anteriores apoiantes de Crawford). Van Buren, com a ajuda de seus amigos na Filadélfia e Richmond, reviveu o antigo Partido Republicano, dando-lhe um novo nome, o Partdi Democrata. Com isso, foram restauradas, também, antigas rivalidades partidárias, e forjada uma organização nacional de durabilidade. A coligação de Jackson derrotou ocandidato Handily Adams.
Durante a eleição, os oponentes de Jackson referiam-se a ele como um "idiota". Jackson gostou do nome e usou o palhaço como símbolo de um tempo, mas ele morreu para fora. No entanto, ele mais tarde se tornou o símbolo do Partido Democrata, quando o cartunista Thomas Nast popularizou-o.
A campanha foi muito mais uma questão pessoal. Embora nenhum candidato houvesse...
tracking img