Tipografia, tipometria e imprensa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A História da Tipografia

A tipografia palavra originado do idioma grego que significa “typos’, em português denominado “forma” e “graphein” traduzido como “escrita”) é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente. Assim como no design gráfico em geral, o objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação impressa.

Ao direcionaro objetivo da comunicação escrita para a transmissão fluente de idéias, o texto ainda deve observar padrões de legibilidade adequados ao olho humano. A esses parâmetros de linearidade e conforto de leitura, culturalmente estabelecidos durante séculos, se contrapõem experimentos mais ou menos radicais nos campos editorial e publicitário e nos domínios do web design. Desta forma a leitura pode serdividida em dois momentos: primeiro ocorre a identificação visual da mensagem, com toda a sua idiossincrasia gráfica. Logo após, se houver empatia por parte do leitor, este percorrerá o texto, com todo tipo de excessos e ruídos na comunicação, fazendo com que cada idéia capturada seja recebida como uma espécie de prêmio.

Primórdio dos alfabetos latinos

Apesar de a escrita ser identificadadesde vários milênios AC, nos hieróglifos egípicios e na escrita cuneiforme dos sumérios; o traçado corrente de letras latinas tem descendência direta das inscrições romanas de cerca de 50 a 120 da era cristã, tais como a da Coluna de Trajano , no Fórum Romano.

Apesar de, nos seus primórdios, a escrita latina haver sido fortemente influenciada pelas letras gravdas em pedra, ela variou muitoatravés dos séculos, dando origem a uma grande diversidade de formas.

Um marco importante para a escrita ocidental foi a normalização estabelecida por Carlos Magno , em édito de 789, no qual estabeleceu os padrões para a escrita, que passou a ser conhecida como carolíngea. Alguns daqueles padrões estão presentes até a atualidade, como o do desenho diferenciando as letras em caixa baixa (minúsculas)das letras em caixa alta (maiúsculas), assim como o uso do espaço em branco entre as palavras.

Evolução da linguagem: a tipografia no tempo e no espaço

A forma das letras do alfabeto mudou e evoluiu através dos séculos, e elas serviram de base para a criação dos futuros tipos utilizados para a produção de livros. A trajetória da tipografia na Europa revestiu os tipos com os traçoscaracterísticos da cultura de cada país e do momento histórico em que foram produzidos. Esse é o patrimônio que herdamos, e voltar os olhos para o passado ajuda a compreender a produção e o uso de fontes hoje.

Século XV, Alemanha . Em Mainz surgiu a primeira fonte tipográfica do alfabeto latino. Foi criada por Gutenberg (1394-1468) para a composição da Bíblia de 42 linhas baseada na escrita gótica. Seuscaracteres procuravam reproduzir fielmente o estilo TEXTURA, muito utilizado em manuscritos bíblicos, litúrgicos e acadêmicos período.

Século XV, Itália. Os tipos produzidos para a impressão de livros foram baseados nas capitulares romanas e nas minúsculas carolígeas. Esses tipos reproduziam os traços feitos com bico-de-pena e tinham, no início, fortes influências da caligrafia gótica.

A maisrefinada versão dos tipos romanos dessa época foi produzida por um frânces, Nicolas Jenson (1420-80), em Veneza, no ano de 1470. Suas letras tinham um contraste suave entre os traços finos e grossos e as serifas eram curtas e robustas. Serviu de modelo para vários tipos nos séculos seguintes, como por exemplo a Centaur, desenhada por Bruce Rogers em 1915, e Adobe Jenson, criada por R.Slimbach em1990.

Século XVI, França. Os tipos romanos utilizados durante esses anos foram produzidos por Claude Garamond (1500-61), baseados nos desenhos de Francesco Griffo e de Ludovico degli Ariighi. Hoje em dia há inúmeras versões da fonte Garamond. Cada desenho tem maior ou menor grau de semelhança com o original.

Século XVII, Holanda. O tipo criado por Garamond obteve enorme sucesso comercial...
tracking img