Andragogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Andragogia?

Segundo Knowles (1976) andragogia é a “arte e a ciência destinada a auxiliar os adultos a aprender e a compreender o processo de aprendizagem de adultos”.
A palavraandragogia origina-se do grego andros - adulto e gogos – educar, um estudo que procura compreender o adulto. Os adultos devido às experiências adquiridas e o conhecimento que vem da realidade buscam desafios esoluções que façam diferença em suas vidas. Eles aprendem melhor quando o assunto faz relação com sua vida diária.
O aluno adulto aprende com seus próprios erros e acertos e tem imediataconsciência do que não sabe e o quanto a falta de conhecimento o prejudica. É necessário ter a capacidade de compreender que na educação dos adultos o currículo deve ser estabelecido em função da necessidade dosestudantes, pois são indivíduos independentes auto-direcionados. Na Andragogia a aprendizagem adquire uma particularidade mais localizada no aluno, na independência e na auto-gestão da aprendizagem,para a aplicação prática na vida diária. Os alunos adultos estão preparados a iniciar uma ação de aprendizagem ao se envolver com sua utilidade para enfrentar problemas reais de sua vida pessoal eprofissional. 
A confrontação da experiência de dois adultos supostamente ambos com experiências igualadas no procedimento ativo da sociedade, faz do professor um facilitador do processo ensinoaprendizagem e do educando um aprendiz, transformando o conhecimento em uma ação recíproca de troca de experiências vivenciadas, sendo um aprendizado em mão dupla. Nesse processo os alunos adultos aprendemcompartilhando conceitos, e não somente recebendo informações a respeito. Desta coexistência e participação nos processos de decisão e de compreensão podem derivar contornos originais de resolução deproblemas, de liderança, identidades e mudanças de atitudes em um espaço mais significativo. 
A atividade educacional do adulto é centrada na aprendizagem e não no ensino, sendo o aprendiz adulto...
tracking img