Andragogia em angola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AMERICAN WORLD UNIVERSITY

MESTRADO
CIÊNCIAS POLÍTICAS E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DIDÁCTICA E ANDRAGÓGIA

ARTIGO CIENTÍFICO (ACD2)

ANDRAGÓGIA EM ANGOLA: Considerações sobre à Aprendizagem do Adulto

MOISÉS AFONSO
4075-LAD

LUANDA

2011

RESUMO
Num país de enormes desigualdades sociais como Angola, o ensino de adultos é visto como a única saída para a escolarização de grandeparcela da população, já que a maioria dela não pode frequentar as escolas na época certa. Procuramos, pois centralizar a nossa problematização encontrada a Educação de Adultos focando o ensino primário, o Iº e IIºciclo de ensino secundário, ensino médio e superior, mediante parâmetro de pesquisa sobre a interdisciplinaridade e estrutura.
A educação de adultos tem merecido especial atençãoda UNESCO desde a sua criação, especialmente no que se refere à alfabetização e educação basicamente média e superior de adultos. O adulto não pode ser tratado como crianças ou adolescentes. O resultado aponta que a falta de conhecimento por parte dos professores sobre Andragogia x pedagogia é o principal fator determinante da aprendizagem de adultos.
Palavras-chave: Andragógia, educação deadultos, pedagogia, administração escolar.

INTRODUÇÃO
Este artigo procurou referências bibliográficas teóricas centradas em pesquisa sobre a andragogia de forma a ser amplamente divulgada em Angola para se referir a disciplina que estuda o processo da instrução de adultos.
No modelo andragógico a educação é de responsabilidade compartilhada entre professor, aluno, da interaçãocoletiva no convívio social, nas relações profissionais de empresas, organizações, grupos, comunidades familiares e académicas, assim como as sociedades.
Assim este trabalho tem como objetivo, oportunizar reflexão sobre andragogia, visando contribuir para a melhoria do ensino para adultos, respeitando e aproveitando os conhecimentos prévios adquiridos ao longo da vida do sujeito, a fim devalorizar o aprendizado, transformando o aprendiz de objeto a sujeito da educação, justificando-se pela necessidade de trazer à tona, novos enfoque sobre a educação dentro dos princípios andragógico.

DESENVOLVIMENTO
Breve Retrospetiva da Educação de Adultos em Angola
A educação de adultos tem vindo sofrendo diversas reformulações sobretudo a partir do choque que os educadores eautoridades do nosso país tiveram como resultado a eleição do Ensino de Adultos pelo primeiro Presidente de Angola o Dr. António Agostinho Neto em 1978, que o país contava com elevado índice de analfabetismo, com a finalidade de diminuir esse índice, criou-se o Programa de educação no ensino Geral, Médio, Superior e da Alfabetização, que rege nas diretrizes vigente no país.
1

Após os trinta anosde guerra civil e do mau sistema de governação Eduardista, a maioria da população angolana é miserável, pessoas que sobrevivem com menos de um salário-mínimo por mês, aproximadamente Usd100,00 ou seja vivem de menos de 1 dólar, que considerado indigentes (indigente é considerado aquele que não tem sequer o dinheiro para comer, que passa fome).
Numa outra faixa, os pobres são as pessoas quesobrevivem com salário-mínimo por mês aproximadamente Usd150,00.
Temos assim, um grande contingente de excluídos económicos, social e politicamente, como consequência imediata milhares de alunos ainda com pouca idade, são forçados abandonar a escola todos os meses a procura de qualquer trabalho que possa ajudar sua família a sobreviver. Os que permanecem, ficam expostos a toda sorte deinfortúnios, como má alimentação, falta de material escolar, saúde debilitada, famílias em crise, professores mal formados e desinteressados (MEC-2002).
Desta forma a procura pelo ensino adulto no nível médio e superior tem grande procura. A quase totalidade dos alunos angolanos é trabalhadora. Muitos com sacrifícios, acumulando responsabilidades profissionais e domesticas ou reduzindo seu...
tracking img