Anatomia e fisiologia das minhocas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (972 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anatomia e fisiologia das minhocas

As minhocas pertencem ao Filo Anelida, que é constituído por aproximadamente 8.700 espécies, agrupadas em três classes: Poychaeta, Oligochaeta e Hirudínea.A classe Oligochaeta é onde estão inseridas, e possui cerca de 3.100 espécies de anelídeos, essa classe é caracterizada por possuir poucas cerdas, trato digestivo adaptado a materiais orgânicos,órgãos escretores metanefrídios e hermafroditas com transferência recíproca de espermatozóides durante a cópula.
As minhocas pertencem à Ordem Haplotaxida, possuindo dois segmentos com ovários e aSub-ordem Lumbricina, possuindo um ou dois pares de testícilos, um par de poros aquáticos e semi aquáticos e cerdas simples. Existem cerca de 10 Famílias, sendo a Glossoscolecidade mais comum no Brasil,mas comercialmente são criadas três espécies: a EISENIA FOETIDA e LUMBRICUS RUBELLUS, pertencentes à Família Lumbricidae, originária de regiões temperadas e a EUDRILLUS EUGENIASE, pertencente à FamíliaEudrilidae, originária da África.
As minhocas vivem de dez a quinze anos, seu habitat ideal é constituído de solo rico em matéria orgânica e com certo grau de umidade, sendo muito importante aoseu desenvolvimento. A alimentação é um fator importante na permanência das minhocas em determinado local, sendo que estas são sapófagas, isto é se alimentam de matérias orgânicas mortas,especialmente vegetais ou provenientes de origem animal.
A minhoca é um animal linear e não apresenta órgãos evidentes, seu corpo é todo revestido por uma camada quitinosa sobre um epitélio que possuicélulas sensitivas e glândulas celulares. O seu celoma (cavidade interna) é muito desenvolvido e dividido por septos. Ao atingirem a maturidade sexual apresentam uma zona glandular denominada clitelo, queabrange alguns segmentos localizados mais a parte anterior de seu corpo, tem coloração mais clara, e é deste que é secretado o muco para a copulação e também o casulo.
Seu trato digestivo é...
tracking img