PORIFEROS

1197 palavras 5 páginas
PORÍFEROS (Esponjas)
O filo Porífero abriga animais aquáticos, geralmente marinhos, sem tecidos ou órgãos definidos e sésseis, e se encontram fixados ao substrato. Podem variar quanto à forma, cor e tamanho.
Anatomia/ Fisiologia:
O corpo de um porífero possui células que apresentam certa divisão de trabalho. Algumas dessas células são organizadas de tal maneira que formam pequenos orifícios, denominados poros, em todo o corpo do animal. É por isso que esses seres recebem o nome de poríferos.
Reprodução:
Assexuada - Ocorre, por exemplo, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas.
Sexuada - Neste caso, quando os espermatozoides, estão maduros, eles saem pelo ósculo, junto com a corrente de água, e penetram em outra esponja, onde um deles fecunda um óvulo.
Habitat:
Pertencem ao hábitat aquático, predominantemente marinho. São bentônicos, ou seja, mantêm-se presos a substratos imersos, como pedras, conchas, rochas, etc.

Cnidários (Medusa)
Os cnidários ou celenterados são animais exclusivamente aquáticos, em sua grande maioria, marinhos. Existem dois tipos morfológicos de indivíduos: os pólipos e as medusas. Os pólipos são sésseis, ou seja, vivem fixos a um substrato e as medusas são organismos livres e nadantes. São diblásticos, protostomios e com simetria radial. Podem formar colônias como é o caso das caravelas e dos corais.
Anatomia/ Fisiologia:
Possuem três camadas que constituem o corpo: epiderme (camada mais externa, com células sensoriais e cnidócitos), mesogléia(camada gelatinosa que possui células nervosas formando um sistema nervoso difuso) e gastroderme (revestimento da cavidade gastrovascular).
Reprodução:
Assexuada (brotamento e estrobilação) e sexuada, podendo haver alternância de

Relacionados

  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas