Sistema japones

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Qual a relação entre o funcionamento do supermercado e o Sistema Toyota de
Produção ?
R: Em um supermercado as mercadorias são colocadas nas prateleiras de acordo com o consumo dos clientes.Ao contrario do sistema Toyota que é fabricar apenas o necessário conforme a demanda dos clientes.

2. Quais as diferenças entre o sistema Toyota de produção e o sistema tradicional ?
R: Osistema Toyota opera no modelo just-in-time, de fabricar apenas o necessário. Já o sistema tradicional opera com a idéia de produção: quanto maior a produção, maior o lucro.
3. Quais as vantagens defabricar apenas o necessário? Há desvantagens?
R: As principais vantagens de fabricar apenas o necessário são a quase eliminação total do desperdício no processo de produção e a fabricação de produtosde qualidade. A eliminação do desperdício se dá através da aplicação de técnicas de racionalização do trabalho (profissionais especializados realizando tarefas específicas) e da aplicação da filosofiajust-in-time, ou seja, a empresa consegue produzir uma quantidade variada de produtos (por exemplo, 1000 carros em um dia ou 1000 carros em um mês) com o mesmo custo.

4. Considere os argumentosdos adversários do sistema Toyota. Você concorda? Se
tivesse que escolher entre o sistema Toyota e seus adversários, qual escolher ia?
Por quê?
R: O Sistema Toyota de Produção foi inicialmenteaplicado na linha de montagem de veículos, fazendo com que a fábrica obtivesse ótimos resultados na sua produção fabricando o mínimo necessário a custos baixos. Se pensarmos sobre os argumentos dosadversários da Toyota que acreditam que para minimizar gastos precisa-se produzir uma grande quantidade do bem, aproveitando também a eficiência do trabalhador, a nossa tese talvez se perca, uma vezque o sistema japonês obteve sucesso sendo adaptado a vários setores produtivos.

5. Você já viu o pátio de uma fábrica de veículos em períodos de recessão? Se o
diretor da fábrica lhe...
tracking img