Anatomia osteologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA ESQUELÉTICO OSTEOLOGIA
DEFINIÇÃO
Podemos definir Osteologia como o estudo dos ossos. Em um sentido mais amplo, inclui o estudo das formações intimamente ligadas ou relacionadas com os ossos, com eles formando um todo, o ESQUELETO.
* Ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros, que unem-se uns aos outros, por intermédio das junturas ou articulações.
* O osso é umtecido vivo, complexo e dinâmico. Uma forma sólida de tecido conjuntivo, altamente especializado que forma a maior parte do esqueleto e é o principal tecido de Apoio do corpo.
* O tecido ósseo participa de um contínuo processo de remodelamento dinâmico, produzindo osso novo e degradando osso velho. 
O tecido ósseo participa de um contínuo processo de remodelamento dinâmico, produzindo ossonovo e degradando osso velho.
* Quanto a irrigação do osso, temos os canais de Volkman (vasos sangüíneos maiores) e os canais de Havers (vasos sangüíneos menores).
* O tecido ósseo não apresenta vasos linfáticos, apenas o tecido periósteo tem drenagem linfática.
NÚMERO DE OSSOS
No indivíduo adulto, idade na qual se considera completado o desenvolvimento orgânico, o número de ossosé de 206. Este nº pode variar, levando em consideração a IDADE.
Idade: O indivíduo recém nascido ,apresenta um número MAIOR de ossos em relação a um adulto. Existem placas ósseas que se soldam com o passar da idade.
Ex: Quadril e Crânio do recém nascido
Ex: FONTANELAS

Nosso Esqueleto tem um total de 206Cabeça = 22Crânio = 08Face = 14 Pescoço = 8 Tórax = 3724 costelas12 vértebras1esterno Abdômen = 75 vértebras lombares1 sacro1 cóccix | Membro Superior = 32Cintura Escapular = 2Braço = 1Antebraço = 2Mão = 27 Membro Inferior = 31Cintura Pélvica = 1Coxa = 1Joelho = 1Perna = 2Pé = 26 Ossículos do Ouvido Médio = 3 |

0SSOS HUMANOS

ESQUELETO
Podemos definir o ESQUELETO como o CONJUNTO DE OSSOS E CARTILAGENS que se interligam para formar o arcabouço do corpo do animal edesempenhar várias funções.
Por sua Vez os ossos são definidos como peças rijas, de número, coloração e forma variáveis e que em conjunto, constituem o esqueleto.
* TIPOS DE ESQUELETOS
* Os Artrópodos, possui uma base de sustentação externa, denominada EXOESQUELETO e a esta externa mais rígida se prendem as partes moles.
* Com a evolução das espécies, surgiu um esqueleto interno, oENDOESQUELETO que, pouco a pouco substitui o exoesqueleto.
* TIPOS DE ESQUELETOS
* Nos peixes, nos tatus, nos crocodilos, podemos verificar a presença de um endosqueleto já bem desenvolvido, embora esteja ainda conservado, como resto da condição primitiva, um exosqueleto com graus de desenvolvimento muito variáveis
* Ao homem restou apenas o endosqueleto, podendo-se olhar a estratificaçãoda epiderme.
* FUNÇÕES DO ESQUELETO
Como funções importantes para o esqueleto podemos apontar:
* Proteção (para órgãos como o coração pulmões e sistema nervoso central)
* Sustentação e conformação do corpo;
* Local de armazenamentode ions Ca e P (durante a gravidez a calcificação fetal se faz, em grande parte, pela reabsorção destes elementos armazenados no organismo materno);* Sistema de alavancas que movimentadas pelos músculos permitem os deslocamentos do corpo, no todo ou em parte;
* Local de produção de certas células do sangue.

PRODUÇÃO DE CÉLULAS SANGUÍNEAS

* FORMAÇÃO E ABOSRÇÃO ÓSSEA

O Esqueleto está me um processo contínuo de aprimoramento de sua estrutura.
OSTEOBLASTOS X OSTEOCLASTOS

FRATURA E CALO ÓSSEO

* DIVISÃO DO ESQUELETOO esqueleto pode ser dividido em duas grandes porções:
Uma mediana, formando o eixo do corpo,
e composta pelos ossos da cabeça, pescoço e tronco (tórax e abdome): é o ESQUELETO AXIAL.
Outra, forma os membros e constitui o ESQUELETO APENDICULAR.
A união entre estas duas porções se faz por meio de cinturas: ESCAPULAR (Escápula e Clavícula) e PÉLVICA (Ossos do quadril).

* DIVISÃO...
tracking img