Trabalho academico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ELEMENTOS PARA UMA ANÁLISE CRÍTICO COMPREENSIVA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS:

ASPECTOS SOCIOPOLÍTICOS E HISÓRICOS



A qualidade do ensino diminui o índice de repetência, mas não incluiefetivamente todas as crianças e jovens na vida escolar da educação básica.

Ao descentralizar ações para comunidade, o Estado foge da responsabilidade de criar e manter políticas publica esociais, enfraquecendo os serviços públicos, levando a privatização de serviços educacionais principalmente no ensino superior.

O Banco Mundial sugere a garantia de educação básica mantidapelo Estado, Istoé gratuita, o que não significa que ela seja ministrada em escolas púplicas. Os neoliberais criticam o fato da escola pública manter o monopólio gratuito. Sugerem que o estado repasseem cheque o valor aos pais. Incentiva uma disputa entre a escola pública e particular, alterando o conceito de público.É a implementação de uma política de livre escolha.

A revolução de 1930foi determinante para o aparecimento de novas exigências educacionais, em 20 anos as escolas dobraram em números. Neste época foi criado o Ministério da Educação e Saúde.

Durante o regimeditatorial de Getulio Vargas, os exames e processos seletivos eram rígidos, dificultando ou eliminando o acesso da classe popular ao ensino púplico.

Os neoliberais pregavam o desenvolvimentourbano industrial em bases democráticas, mudanças no ensino quantidade e qualidade tudo gratuito. Os católicos foram contra os neoliberais, alegando que eles destruíam os princípios de liberdade noensino e retiravam das famílias a educação dos filhos.

Hoje temos muitas escolas “quantidade” sem “qualidade”, professores desmotivados com as condições de trabalho, falta de recursos edesvalorização de salário. Alunos envoltos nesta política de que a obrigação de concluir o ano letivo é do professor, demonstram desinteresse e desrespeito com a escola e o professor, aparentemente esta...
tracking img