Anatomia do globo ocular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANATOMIA DO GLOBO OCULAR
O olho humano pode ser dividido em seis funções físicas fundamentais:
- A refração,cujos elementos responsáveis são a córnea ,o cristalino e os humores aquoso e vítreo
- A autofocalização feito pela cristalino e pelos músculos ciliares
- O controle da luminosidade interna feito pela Iris e pela pupila
- A detecção,feita pela retina ( pelos cones e bastonetes )
- Atransmissão da informação ao cérebro,feita pelo nervo óptico e as vias ópticas
- A refrigeração da retina feita pela coróide

O globo ocular tem forma aproximadamente esferica e diâmetro em torno de 25mm.É constituído por uma membrana dura e branca,denominada esclerótica. A parte frontal é mais curvada e coberta por uma membrana dura e transparente chamada córnea,com poder derefração médio de 43,2 di. A região atrás da córnea contem um liquido denominado humor aquoso. A seguir, encontra-se a lente cristalina ou simplesmente o cristalino, que consiste numa cápsula contendo uma gelatina fibrosa,rija na região central e menos consistentes nas margens. O índice de refração do cristalino varia de modo crescente do centro para as bordas( índice de refração médio de 1,437 ), nointuito de corrigir aberrações esféricas. O cristalino e preso por ligamentos ao músculo ciliar. Atras do cristalino, o olho é preenchido por uma substancia gelatinosa transparente chamada humor vítreo. Os índices de refração,tanto do humor vítreo como do humor aquoso são aproximadamente iguais ao da água. Como não há grande diferença entre os 3 indices citados, a luz que penetra no olho serefrata principalmente na córnea. O sistema ótico ocular possui um poder de refração variável entre 58,64 di e 70,57 di.
A coróide é uma camada rica em vasos sanguineos que reveste a parte interna da escerotica. Funciona como uma espécie de sistema de refrigeração para a retina, através da dissipação de energia pelo fluxo sanguineo.
Grande parte do olho é coberta poruma delicada membrana, denominada retina, que é constituída por fibras nervosas. Tais fibras que se reúnem no nervo óptico começam próximas a minúsculas estruturas chamadas bastonetes e cones. Ambos recebem a imagem ótica e a transmitem ao cérebro, por impulsos semelhantes aos elétricos.
Existe uma ligeira depressão na retina chamada mancha amarela ou mácula lútea. Em seu centroexiste uma diminuta região, com cerca de 0,25 mm de diâmetro, denominada fóvea central, contem exclusivamente cones. A visão na fóvea é muito mais nítida do que em outras regiões da retina.

Na região em que o nervo ótico penetra no globo ocular não existem bastonetes e nem cones, e as imagens ai formadas não podem ser vistas. Essa região é denominada ponto cego.
Emfrente ao cristalino acha-se a íris, no centro da qual existe uma abertura denominada pupila. A função da pupila é regular a quantidade de luz que penetra no olho, dilatando-se automaticamente se o brilho do campo for fraco e contraindo-se quando o brilho aumenta. Entretanto, o diâmetro pupilar sofre uma variação de apenas quatro vezes ( corresponde a uma variação em área de 16 vezes ), enquantoa variação correspondente ao brilho é superior a 100 mil vezes. O mecanismo receptor da retina adapta-se, ele próprio, ás grandes diferenças de quantidade de luz.

AMETROPIAS VISUAIS
São as disfunções do sistema ótico,principalmente o sistema refrativo onde a qualidade da visão pode ser prejudicada. As ametropias são divididas em: miopia,hipermetropia e astigmatismo.
MIOPIA: É um defeitorefrativo em que os raios paralelos provenientes do infinito formam o seu foco antes da retina,causando assim um problema de acomodação para longe. Pode ser compensada com lentes esféricas negativas( divergentes)
Ex: - 0.25 , -1.00, -1.50......
Basicamente a miopia pode ser dividida segundo a sua origem em:
Miopia simples ,é subdividida em:
Axial: devido ao tamanho do eixo...
tracking img