Anatomia da coluna vertebral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (787 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anatomia da Coluna Vertebral

A coluna vertebral é formada por um conjunto de ossos interligados, chamados vértebras. A união desses ossos forma um suporte flexível para o tronco e a cabeça, etransmite o peso para os membros inferiores (pernas).
A coluna do adulto apresenta 7 vértebras cervicais, 12 vértebras dorsais, e 5 vértebras lombares. O sacro, parte do fim da coluna que searticula com a bacia, é formado pela fusão de 5 vértebras, e o cóccix, pequena saliência no fim da coluna, é formado pela fusão de 4 vértebras.
Vista de lado, a coluna apresenta algumas curvaturas,que são normais. A coluna cervical e a coluna lombar apresentam curvas de convexidade anterior, chamadas de lordoses, e a coluna dorsal apresenta uma curva de convexidade posterior, chamada cifose.Estas curvas auxiliam na manutenção do equilíbrio mecânico da coluna.

VÉRTEBRA

Embora as vértebras apresentem variações de tamanho e formato, a maioria é semelhante em sua estrutura básica,consistindo de um corpo vertebral e um arco posterior.
O corpo vertebral é a parte anterior, de formato grosseiramente cilíndrico, e responsável pela sustentação do peso que cada vértebra suporta.O arco posterior é uma ponte óssea que se prende de ambos os lados do corpo vertebral, formando um anel, cuja abertura central é o canal vertebral, onde ficam alojadas a medula e as raízesnervosas.
O arco posterior é formado pelos pedículos e lâminas, e apresenta proeminências ósseas que servem para a insersão dos músculos e ligamentos. Esses apêndices são os processos transversos e osprocessos espinhosos. Os processos espinhosos são as proeminências de osso que podem ser palpadas nas costas das pessoas.
Na junção dos pedículos com as lâminas, o arco posterior tambémapresenta os processos articulares inferiores e superiores. Quando duas vértebras são empilhadas, estes processos articulares se encaixam, formando as articulações facetárias, na parte posterior da coluna....
tracking img