Anatomia coluna vertebral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DOM PEDRO II

BACHARELADO EM FARMÁCIA










1


2





3 COLUNA VERTEBRAL



















KEILA REIS PEREIRA DOS SANTOS










Salvador
2012
KEILA REIS PEREIRA DOS SANTOS








COLUNA VERTEBRAL




[pic]

















O estudo dirigido da Coluna Vertebralapresentado(a) ao Curso de Bacharelado em Farmácia da Faculdade Dom Pedro II, pela turma como requisito parcial para avaliação da disciplina Anatomia.


Orientador: Profª. Ivanise Barros












Salvador
2012
ESTUDO DIRIGIDO




1- Quantas e quais são as vertebras da coluna vertebral?



As vértebras são os ossos que compõem a colunavertebral dos vertebrados. Normalmente existem 33 vértebras no ser humano, incluindo as cinco que se encontram fundidas e formam o sacro, e as quatro coccígeas. As três regiões superiores compreendem as restantes 24 vértebras e são agrupadas em: cervicais (7 vértebras), torácicas (12 vértebras) e lombares (5 vértebras), de acordo com a zona em que se encontram. Este número é por vezes aumentado por umavértebra adicional numa região, ou diminuído numa região, sendo que esta deficiência é frequentemente compensada por uma vértebra extra noutra região. O número de vértebras cervicais é, no entanto, muito raramente aumentado ou diminuído. Cada par de duas vértebras é separado por duas aberturas chamadas incisuras superior e inferior. A articulação dessas vertebras forma o forame intervertebral, de ondesaem os nervos espinhais.



[pic]
[pic]







2- A coluna vertebral faz parte do esqueleto axial ou apendicular?


Faz parte do esqueleto axial



3- Entre as vertebras da coluna existe um disco intervertebral, de que é constituído esse disco e qual sua função?




Localizam-se entre as faces adjacentes dos corpos das vértebras, do áxis (C2) até o ossosacro. Variam em forma, tamanho e espessura no trajeto da coluna vertebral. Os discos vertebrais constituem cerca de 1/4 do comprimento da coluna vertebral. Cada disco é constituido por um disco fibroso periférico composto por tecido fibrocartilaginoso, chamado ANEL FIBROSO; e uma substância interna, elástica e macia, chamada NÚCLEO PULPOSO. Os discos formam fortes articulações, permitem váriosmovimentos da coluna vertebral e absorvem os impactos.


Função: Amortecer os impactos entre as vertebras e facilitar os movimentos da coluna.

[pic]




4-Defina uma hérnia de disco e como ela se forma?

Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, parte deles sai da posição normal comprime as nervosasque emergem da coluna. O problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.


[pic][pic]




5- Quais são os limites, superior e Inferior da coluna vertebral?


Superior – Atlas
Inferior – Cóccix


6- Quais as características básicas de uma vertebra? (elementos básicos)


Sãoencontradas em quase todas as vértebras (com excessão da 1ª e da 2ª vértebras cervicais) e servem como meio de diferenciação destas com os demais ossos do esqueleto. 

 
Todas as vértebras apresentam 7 elementos básicos: 

 
1. Corpo: É a maior parte da vértebra. É único e mediano e está voltado para frente é representado por um segmento cilindro, apresentando uma face superiore outra inferior. 
 
FUNÇÃO: Sustentação. 

 
2. Processo Espinhoso: É a parte do arco ósseo que se situa medialmente e posteriormente. 
 
FUNÇÃO: Movimentação. 

 
3. Processo Transverso: São 2 prolongamento laterais, direito e esquerdo, que se projetam transversalmente de cada lado do ponto de união do pedículo com a lâmina. ...
tracking img