Anamnese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANAMNESE

Para tratarmos do assunto de anamnese, após a leitura de textos sobre esse tema, vimos que o assunto está diretamente ligado à humanização das práticas do profissional de saúde com o paciente, sendo impossível tratar a anamnese como um simples questionamento, onde o profissional da saúde é o único que faz perguntas, existindo um monólogo, e não diálogo.
A anamnese é uma trocaconstante de informações entre paciente e profissional de saúde, baseado no respeito mútuo e interação entre as partes, sem a intenção de ser piegas.
Para entender de anamnese, devemos nos aprofundar sobre o tema humanização em suas diferentes formas.

Humanização das práticas do profissional de saúde – reflexão.

Durante o Sec. XIX e XX, muitos avanços tecnológicos foram aplicados na área dasaúde, mas como não se pode desvincular o indivíduo de sua vivência psicológica, social e cultura, o contato profissional de saúde x paciente deve ser de confiança, respeito e reciprocidade.
Com o crescimento do Sistema de Saúde, da medicina e da ciência, fez com que o contato entre profissional da saúde e paciente se tornasse impessoal e desumanizado, mostrando, a partir disso, a necessidade deassegurar os ¨Direitos Individuais¨.
A ONU e OMS determinaram esse direito humano fundamental. Em 1988, com a promulgação da Constituição a saúde passa a ser reconhecida como um bem ao qual todo cidadão tem direito. Os serviços de saúde devem promover o acesso às informações da saúde e em potencial o do atendimento, preservando-se a autonomia das pessoas.
O Estado em seu papel de promover ademocracia e a cidadania, com a participação da opinião da sociedade, garante ao indivíduo o respeito, equidade em saúde, onde a pessoa passa a ter a livre escolha.
O autor avalia as políticas econômicas contemporâneas, mas, nessas políticas, a preocupação não é a melhora da qualidade de vida da pessoa humana, mas sim é a sua capacidade de produzir o crescimento e estabilidade monetária. O espaçourbano deixou de ser sinônimo de bem estar, condições adversas no trabalho, dupla ou tripla jornada de trabalho, baixos salários, número insuficiente de pessoal, sobrecarga de atividades, etc., reduzindo o indivíduo a objetos a serem manipulados pela clínica ou Saúde Pública.
Diante destes obstáculos, coloca-se em pauta o debate sobre a qualidade na assistência, empregando-se a tecnologia, saberes,recursos e o encontro de quem sofre com aqueles que se dedicam a mitigar esse sofrimento, seja profissional da saúde, gestores ou técnicos. A Humanização não é um princípio, mas sim uma política. Os autores também questionam a capacitação dos profissionais de saúde, se estes tem condições de garantir um atendimento humanizado, tendo em vista que muitas vezes são submetidos a processos de trabalhosmecanizados, que os limitam na possibilidade de se transformar em pessoas mais sensíveis, sendo fragilizados no convívio contínuo com a dor, o sofrimento, a morte e a miséria. Deve-se também considerar a formação, a graduação dos profissionais da saúde.
Em 2004 foi publicada a Política Nacional de Humanização que defende um atendimento resolutivo e acolhedor, combatendo a despersonalização,garantido seus direitos em código dos usuários, garantindo educação permanente aos profissionais, reorganizando-se os serviços e práticas de saúde, incorporando a satisfação dos usuários.
O Estado, como estratégia de atenção à saúde, faz com que a humanização seja implementada como um processo transversal, atualizando princípios e diretrizes, bem como modo de agir, caracterizando uma construçãocoletiva, ultrapassando fronteiras rígidas, onde o confronto de idéias, os mecanismos e estratégias, devem contribuir para a produção de saúde.
De fato, produção de saúde e produção de sujeitos, tal política impõe que o SUS seja tomado como rede, compromisso de coletividade e pactuação. Desta forma, todo o sistema deverá funcionar garantindo a atenção integral e humanização à saúde, todos os...
tracking img