Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“O papel político pedagógico do professor frente à realidade educacional brasileira”
Atualmente a sociedade encontra-se em profunda crise e por isso precisamos repensar nossos valores,principalmente quando somos futuros profissionais responsáveis pela educação do país. Nesse contexto incerto, o papel do profissional da educação precisa ser repensado. O professor não deve ser omisso, neutro,mas sim definir para si de qual lado está, ou se está a favor dos oprimidos ou contra eles. A educação pode ser usada como instrumento de luta, levando a população a uma consciência crítica.Educadores e educadoras precisam engajar-se social e politicamente, percebendo as possibilidades da ação social e cultural na luta pela transformação. Para isso, antes de tudo necessitam conhecer a sociedadeem que atuam e o nível social, econômico e cultural de seus alunos e alunas. É preciso acreditar na educação, que ela possa transformar a sociedade.
Um excelente exemplo de educador é o de MozartVieira, músico. Mozart implantou um projeto de música clássica com crianças carentes no nordeste brasileiro. Para ele foi muito desafiador iniciar o trabalho nessa região, onde ninguém acreditava noprogresso desse projeto. Mozart estudou a região e pôde perceber que os nordestinos dão muita importância para a musica, e assim ela teria um papel social, pois ajudaria muito no desenvolvimento dascrianças. Surgiram muitos desafios nesse caminho, como por exemplo, local adequado para as aulas e principalmente conquistar os pais da comunidade. Muitos pais foram resistentes, preferindo que os filhostrabalhassem em vez de tocarem. Mozart teve muito sucesso com seu projeto.
As pessoas em geral têm dito que as escolas têm deixado muito a desejar, pois os professores querem apenas ganhar seu salário,desinteressados nos alunos. Os professores também não estão capacitados e estão desleixados. Mas tudo o que a pessoa for fazer tem que ser feito com amor e para os que escolheram ser professores,...
tracking img