Analogia e costume

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
HERMENÊUTICA JURÍDICA


ANALOGIA E COSTUME
Mecanismo de integração e interpretação.


Março de 2012.
Analogia e Costume

Diante da pluralidade de casos quese apresentam em virtude da complexidade das relações humanas, o Direito vê-se obrigado a tentar acompanhar e solucionar todos os conflitos que insurgem. O Estado através do Poder Judiciário tomoupara si a responsabilidade de resolver conflitos que porventura venham a ocorrer nas interrelações pessoais, nenhuma demanda poderá ser devolvida sem a devida resposta à sociedade. O que se vê, noentanto, é a incapacidade do legislador para acompanhar todas as transformações que ocorrem na sociedade, devendo o aplicador da lei buscar meios para sanar esse problema.
A legislação brasileiraapresenta-se em muitas ocasiões defasada e incapaz de trazer clara solução ao conflito trazido para os palcos do Judiciário. Contraria muitas vezes a tão esperada subsunção do fato à norma. Ocorre que, olegislador prevendo a sua própria incapacidade de legislar conforme a velocidade com o que as relações se transformam, criou mecanismos que poderiam ser usados em situações não previstas pela legislação,previu na Lei de Introdução ao Código Civil, em seu artigo 4º que: “Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.”. Dessemodo, observa-se que embora não haja previsão legal para a questão que necessita de apreciação, o aplicador da lei, usará da sistemática jurídica para dar a solução justa.
A aplicação da lei poranalogia consiste em um processo no qual se aplicará a um caso não previsto em lei, a mesma solução/norma dada a outro que com aquele apresente similitude. Segundo Luiz Regis Prado:
Costuma-se fazerreferência, em geral, a um raciocínio ou procedimento argumentativo que permite transferir a solução prevista para um outro determinado caso, a outro não regulado pelo ordenamento jurídico, mas que...
tracking img