Transvanguarda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Transvanguarda







"Transvanguarda significa que foi adotada uma posição nômade, não respeitando nenhum engajamento definitivo, não tendo nenhuma ética privilegiada, senão aquela de seguir os 'diktats' de uma temperatura mental e material sincrônica com a instantaneidade da obra." (Achile Bonito Oliva)




Desde o final da década de 70 até a atualidade,as artes plásticas se caracterizam pela ausência de movimentos definidos. De modo geral, os artistas integram-se à indústria cultural e têm menos reservas quanto à comercialização da arte. A recusa de muitos artistas nos anos 60 e 70 em trabalhar com suportes tradicionais, como a pintura e a escultura, e em participar de exposições em galerias e museus diminui nos anos 80. No fim dos anos 70 e nosanos 80, jovens artistas da América Latina começam a ganhar reconhecimento internacional. A ampliação da oferta de obras de arte e o alto preço atingido pelos artistas mais notórios levam o consumidor a buscar opções menos caras. A partir dos anos 90, ocorre uma revalorização da pintura e da escultura. Surgem em todo o mundo artistas jovens que ignoram os movimentos de vanguardas e optam pelarecuperação de linguagens e elementos do passado.

Essa tendência em 1979 é chamada pelo crítico italiano Achille Bonito Oliva de transvanguarda, no livro A transvanguarda italiana, 1980, para designar uma tendência da arte italiana exemplificada por artistas como Francesco Clemente, Mimmo Palladino, Cucchi, Sandro Chia e Nicola de Maria. Essa nova orientação de arte inspirou-se noneo-expressionismo internacional dos anos de 1970, sobretudo no alemão e norte-americano, que tinham como tema as memórias da guerra, as marcas deixadas pelo Nazismo e a identidade nacional, todos esses temas viraram referência para as obras transvanguardistas.

Na Itália, o desenvolvimento de uma tendência neo-expressionista na arte é tributária de sugestões inscritas na arte povera, sobretudo dodestaque que confere às forças primárias da natureza e à tematização do lugar do homem como um elemento, entre outros, no interior da natureza mais ampla. Os trabalhos reunidos sob o rótulo transvanguarda – em geral, pinturas e esculturas -, ainda que apresentem dicções distintas, e defendam a vitalidade dessas diferenças como um valor, compartilham algumas preocupações e orientações. De modogeral, os artistas realizam trabalhos figurativos em que o corpo humano possui presença destacada. Não é à toa que Clemente vai sublinhar sua admiração por aqueles que "pensam com seus corpos". Os corpos que povoam essas telas ora se apresentam em primeiro plano de forma vigorosa ora se esvanecem dando lugar a figuras algo fantasmáticas. Nota-se também em vários desses trabalhos um movimento entre ostons irônico e trágico. As telas construídas de modo geral com cores e pinceladas vigorosas abrigam, volta e meia, zonas de escuridão, deixando entrever a tentativa de equilibrar tendências opostas, na forma e no conteúdo. Contra a idéia de plano e projeto, assim como de uma tendência a pensar a história da arte como evolução linear, os artistas borram as hierarquias entre diferentes linguagens,entre "alta" e a "baixa" cultura, não conferindo privilégio a nenhum estilo e recuperando, inclusive, perspectivas descartadas. As obras tendem à fragmentação e à combinação, algo eclética, de distintas referências. O carregador de água, de Chia, já mencionado, alude simultaneamente às alegorias barrocas, à face decorativa da obra de Chagall, às gravuras japonesas e aos trabalhos de Cy Twombly, oque revela a combinação de tendências e períodos diferentes da história da arte.

Enzo Cuchi e Mimmo Palladino se aproximam pelas referências mais diretas à Itália, sua arte e paisagem, ainda que certas obras de Palladino apresentem semelhanças com a "abstração-figurativa" de Kandinsky e Klee. Nicola de Maria, por sua vez, tende mais diretamente à abstração em parte dos trabalhos. Em...
tracking img