Analista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cloud Computing – O Futuro da Computação está na Nuvem
Para 2011 o conceito Cloud Computing é um dos conceitos em destaque na área de TI. Atualmente muitos profissionais de TI ainda encaram cloud computing como um termo da moda e não deram a atenção devida a ele. Bem, posso dizer que por algum tempo, o conceito realmente foi um modismo, mas a computação em nuvem entrou em outro nível. Nesteano as empresas já enxergam este modelo de infraestrutura como um potencial alavancador de negócios e meio viável para redução de custos. Além disso, muitas empresas já se iniciaram na virtualização, que é uma etapa fundamental antes de se implementar serviços a nuvem.

Mas o que é Cloud Computing ou Computação em Nuvem?
Embora pareça ser uma tecnologia recente, ela não é. Esta tecnologiacomeçou a ser investigada em 1960 por John McCarthy, um grande impulsionador desta tecnologia. Tendo em conta que o início desta investigação começou já há cerca de 40 anos, o seu sucesso é mais recente.
A partir de 2007, grandes empresas como a Google, Microsoft e IBM vêm desenvolvendo várias pesquisas em torno desta tecnologia, conseguindo um crescimento emergente e avassalador.

Esta tecnologia,consiste na gestão e oferta de aplicações, dados e informação como um serviço, que é fornecido pela Internet. Este serviço fornece a utilização de memória, armazenamento através de computadores e servidores compartilhados e interligados pela rede.
Este serviço pode ser utilizado em qualquer lugar, a qualquer hora, sem necessidade de Hardware específico e sem necessidade de armazenamento. Sendo ocarro chefe desta tecnologia o acesso rápido e fácil através da Web.
Dentro de todo este contexto, o PC será apenas uma "Caixa Vazia" ligada à internet. Seus únicos dispositivos serão o teclado, mouse, monitor e talvez alguma impressora.
A Divisão – Cloud Computing é dividida em cinco tipos:
• IaaS – Infrastructure as a Service ou Infra-estrutura como Serviço: quando se utiliza uma porcentagemde um servidor, geralmente com configuração que se adeque à sua necessidade.
• PaaS – Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço: utilizando-se apenas uma plataforma como um banco de dados, um web-service, etc. (p.ex.: Windows Azure).
• DaaS – Development as a Service ou Desenvolvimento como Serviço: as ferramentas de desenvolvimento tomam forma no cloud computing como ferramentascompartilhadas, ferramentas de desenvolvimento web-based e serviços baseados em mashup.
• SaaS – Software as a Service ou Software como Serviço: uso de um software em regime de utilização web (p.ex.: Google Docs , Microsoft Sharepoint Online).
• CaaS – Communication as a Service ou Comunicação como Serviço: uso de uma solução de Comunicação Unificada hospedada em um Data Center do provedor oufabricante (p.ex.: Siemens Enterprise , Locaweb, UolHost).
Os Serviços na nuvem são:
Hoje em dia surgem cada vez mais serviços na Nuvem, abrangendo vários tipos de serviços, desde uma simples aplicação, armazenamento até serviços de e-mail.
Storage – armazenamento de Dados:
Um dos serviços que fortemente cresceu com o Cloud Computing foi o armazenamento de dados na internet. Este serviço é bastanteinteressante porque permite guardar arquivos como música, vídeos, imagens e documentos on-line, permitindo o seu acesso em qualquer lugar e a qualquer hora de qualquer computador. Em termos de segurança, estes serviços garantem mecanismos para que cada usuário acesse devidamente apenas aos seus arquivos e documentos, eliminando a possibilidade de obter acesso a documentos e arquivos de outrosusuários.

Alguns exemplos são SkyDrive da Microsoft, Flickr e o muito comentado Dropbox, entre outros, havendo alguns serviços que são pagos e outros que são disponibilizados gratuitamente.

Cooperativismo – Trabalho Corporativo:
Há ocasiões em que, quando geramos algum documento, precisamos da opinião de algum colega quer seja no trabalho ou nos estudos. O e-mail é uma opção mais demorada...
tracking img