Trabalho em grupo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO
ESCOLA:______________________________________________________________________
SÉRIE ___________________________________________________DATA_____/____/______

TEXTO:
DESOBREMESA, MAIS PROBLEMAS
Pronto! O inseto conseguiu ingerir o seu precioso alimento: O sangue; agora, precisa buscar apenas um cantinho sossegado e tirar uma sesta, certo?
Quem dera! A lutacontinua companheiro! Os bichos têm novos problemas a enfrentar!
Quando o inseto digere o sangue, ele quebra todas as suas moléculas, até mesmo a hemoglobina, que é uma proteína responsável portransportar o oxigênio no nosso corpo. Assim, o heme ( pigmento da hemoglobina, que ajuda a destruir esse gás e dá a cor vermelha ao sangue ) é liberado dentro do trato digestivo dos insetos, causandovários problemas. Um deles é gerar radicais livres – formas de oxigênio que reagem com qualquer molécula que estiver “dando sopa”, como proteínas e lipídios, destruindo-as. Capaz de levar o inseto àmorte, esse problema precisa ser resolvido de pressa!
Pare se defender do heme, os insetos usam diferentes estratégias. Elas variam de bicho para bicho, mas se combinam de diversas formas paraevitar que o inseto morra. Existem moléculas, por exemplo, que destroem os radicais livres, impedindo que eles causem danos ao organismo. Há também um jeito especial de unir uma molécula de heme com aoutra igual a ela, fazendo algo comparável a uma pedrinha que não é toxica. Sem que algumas proteínas são capazes de guardar o heme – como a hemoglobina faz –, evitando que ele entre nas células e causedanos a elas.
Chamadas de especializações, essas características que os insetos hematófagos ( que se alimentam de sangue ) desenvolveram os tornaram craques na tarefa de conseguir essealimento. E não há como negar que eles são bastante eficientes no que fazem!

Tialho , A.P Abreu e Silva, M.C Nascimento, do laboratório de Artrópodes Hematófagos

INTERPRETAÇÃO

1. De acordo...
tracking img