Fichamento do conseito de estoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTIGO GESTAO DE ESTOQUES

RESUMO

Neste artigo iremos definir a gestão de estoque, já que a mesma é de suma importância para qualquer empresa que busca competitividade. Nosso objetivo é demonstrar o papel da gestão de estoque assim como descrever os itens que a compõem e interfere na administração de estoques, como também citar os custos que envolvem sua administração.
1. INTRODUÇÃO

Esteartigo tem a finalidade de mostrar a contribuição da gestão à área de custo de produto, embora a infinidade de técnicas de gestão de estoque seja vasta, grandes empresas, hoje, já resolveram adotar técnicas alternativas, pressionadas pela urgência em aumentar a produtividade. Muitas delas, no entanto, só depois de algum tempo, têm consciência de que é necessário um perfeito domínio dos pontosfortes e fracos, das ameaças e oportunidades para o sucesso de sua implementação, primeiro porque tais técnicas representam abordagens importantes, mas bastante diferentes de sistemas que está há muito tempo em prática.
Voltando ao passado, na antiguidade, os produtos não eram produzidos onde as pessoas gostariam, eles não eram acessíveis quando elas desejavam alimentos e outros bens de consumo não seconcentravam em um lugar só, estavam amplamente dispersos e disponíveis em abundância apenas em certos períodos do ano, sendo assim, as pessoas tinham que consumir as mercadorias imediatamente nos locais onde as encontravam, ou precisavam transferi-las para um local de sua preferência e armazená-las para uso posterior, contudo, devido à ausência de um sistema de transporte bem-desenvolvido e desistemas de armazenagem, o transporte de mercadorias era limitado ao que um indivíduo podia transportar e, consequentemente, a armazenagem de perecíveis era possível apenas por um curto período de tempo, com essas limitações desses sistemas de movimentação e de armazenagem forçavam as pessoas a viverem perto das fontes de produção e a consumirem uma estreita gama de mercadorias.
Quando a produçãoe o consumo começaram a separar-se pelo globo, geograficamente, o sistema logístico melhorou e foi se desenvolvendo, com isso algumas regiões se especializaram nas mercadorias que poderiam ser produzidas com mais eficiência, sendo que o excesso de produção poderia ser transportado de forma econômica para outras áreas produtivas ou consumidoras, enquanto que os produtos necessários que não fossemproduzidos no local seriam importados.
Atualmente, a gestão de estoque é um grande desafio para os gestores de materiais, isso por causa das mudanças de fatores que influenciam nos custos referentes, a busca contínua por soluções, visando uma redução dos custos e a eficiência dos controles, e para isso cria-se adaptações de métodos que satisfaçam as políticas atuais da empresa. Dessa formanenhuma organização pode planejar detalhadamente todos os aspectos de suas ações atuais ou futuras, entretanto, podem e deve ter uma visão estratégica de todo o complexo produtivo.
Diante da globalização e do mercado competitivo, as empresas procuram novas alternativas competitivas, sendo a gestão de estoques a de grande importância dentro das empresas, vai ser ela que vai saber quando comprar, quantocomprar e como comprar, qual o limite do estoque mínimo de segurança para evitar falta de produtos, além de tudo, evitar investimentos de capital de giro em estoques desnecessários.
De acordo com Dias e Correa
Uma das áreas mais antigas da gestão de operações e cujos modelos ainda são relativamente atuais (talvez até pelo pouco esforço de desenvolvimento de novos modelos que tem sido despendidopor acadêmicos e práticos) é a Gestão de Estoques de itens chamados de “demanda independente”. Itens de demanda independente são itens de estoque cuja demanda não guarda relação de dependência com a demanda de nenhum outro item ou atividade da organização. (Dias e Correa, 1998, p.3).
Dias e Correa completa ainda que:
Outro exemplo de itens de demanda independente são as peças sobressalentes de...
tracking img