Analise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

CONCEITO E DEFINIÇÃO DE INVESTIMENTO

Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso com a expectativa de receber um retorno futuro superior ao aplicado.  Este valor futuro deve ser compensar a perda de uso do recurso aplicado durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral ao longo prazo).
Desta forma, investimento aplica-se tanto à compra demáquinas, equipamentos e imóveis para a instalação de unidades produtivas como à compra de títulos financeiros (letras de câmbio, ações).  Nesses termos, investimento é toda aplicação com expectativa de lucro.
Partindo da idéia do lucro através dos juros, podemos compreender dois termos comuns em economia e finanças. O primeiro é “valor do dinheiro no tempo”, ou seja, 1.000 dólares hoje não serão iguaisa 1.000 dólares no futuro. E o outro termo é “custo de oportunidade” que, grosso modo, é o que você perderia ou ganharia se estivesse investido em outra coisa.

TIPOS DE INVESTIMENTOS

INVESTIMENTOS PÚBLICOS: São recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem estar social. Os investimentos públicos, em geral, não têm por objetivo gerar retornos monetários,mas sim retornos sociais. Alguns exemplos de investimentos públicos são hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outros
INVESTIMENTOS PRIVADOS: São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer paíscapitalista. Alguns exemplos de investimento privado são fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares lojas de varejo, shopping centers, dentre outros.
INVESTIMENTOS MISTOS: São recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e, em parte, por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma deuma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário. Alguns exemplos de investimento misto são a Petrobrás e o Banco do Brasil.
NEGÓCIO: COMÉRCIO VAREJISTA DE TINTAS
Equipamentos e Instalações: Máquina misturadora de tintas, máquina batedora de tintas, balcão, computador, telefones, cartões de visita, veículo para entrega.
Capital deGiro: R$ 30.000,00.
Faturamento médio R$ 25.000,00.
Funcionários: 4 (Dono, vendedor, entregador, administrativo).
Prazo de Retorno: 24 meses.
CONCEITO FLUXO DE CAIXA RELEVANTE
O fluxo de caixa  é um instrumento que possibilita o planejamento e o controle dos recursos financeiros de uma empresa. Gerencialmente, é indispensável em todo o processo de tomada de decisões financeiras.
Contextoseconômicos modernos de concorrência de mercado exigem das empresas maior eficiência na gestão financeira de seus recursos, não cabendo indecisões sobre o que fazer com eles. Sabidamente, uma boa gestão dos recursos financeiros reduz substancialmente a necessidade de capital de giro, promovendo maiores lucros pela redução principalmente das despesas financeiras e é essa a finalidade do fluxo decaixa.
Em verdade, a atividade financeira de uma empresa requer acompanhamento permanente de seus resultados, de maneira a avaliar seu desempenho, bem como proceder aos ajustes e correções necessários. O objetivo básico da função financeira é prover a empresa de recursos de caixa suficientes de modo a respeitar os vários compromissos assumidos e promover a maximização de seus lucros
 
2. CONCEITO EIMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA
O Fluxo de Caixa é indispensável para uma sinalização dos rumos financeiros dos negócios. Através de sua elaboração é possível prognosticar eventuais excedentes ou escassez de caixa, determinando-se medidas saneadoras a serem tomadas. Para se manterem em operação, as empresas devem liquidar corretamente seus vários compromissos, devendo como condição básica...
tracking img