Analise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Algumas questões que os alunos poderiam fazer sobre suas leituras e seus escritos:
Escritos Leitura
O que quero dizer, em primeiro lugar?
Por que escolhi este tema? O que existe de tão importantenele?
Como posso fazer com que os leitores saibam qual é meu ponto principal e quais são os outros, menos importantes? Qual o ponto mais importante que o autor quis destacar?
Por que o autorpreferiu escrever sobre isto?
Qual a coisa mais importante acerca deste tema?
Como o autor mostra qual é o ponto principal e quais são os outros menos importantes?
Como eu poderia começar este texto?Quais os outros modos de começar este texto? Como cada uma dessas possibilidades afetará o leitor? Será que sempre começo meus textos de modo similar? Como posso melhorar o modo como iniciar meus textos?Qual o contexto? Onde e como você primeiro começou a perceber o assunto? Como o autor começou este texto...com uma citação, diálogo, uma ação, uma análise do cenário, uma idéia...? De que outro modo oautor poderia ter começado? Que expectativas são desencadeadas? O que posso aprender a partir do texto deste escritor?
Tenho um tema bem delimitado? Como posso delimitar melhor meu tema?
Já tenhoum problema bem definido? Qual é o problema?Tenho hipóteses? Quais são essas hipóteses? Qual o tema central do autor? Como (e onde, no texto) o autor mostra isso? O que posso aprender a partir disso?Como o autor coloca o problema e as hipóteses? Como contextualiza tudo isso?
Como eu poderia elaborar a seqüência do meu texto? Quais as alternativas? Será que uma seqüência funcionará melhor do queoutra, por quê? Será que eu deveria explicar minha estrutura ou deixa-la implícita ao leitor? Será que o leitor se perderá? De que outro modo eu poderia fazer isso? Existem seções onde a transiçãoparece meio abrupta e desajeitada? O que posso fazer, com relação a isso? Como o autor realiza a seqüência de eventos ou idéias? A seqüência é cronológica? De causa e efeito? A estrutura geral está...
tracking img