Analise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA

ANÁLISE INSTITUCIONAL

Trabalho Acadêmico da disciplina de Estágio em Serviço Social I

Professora: Maria Suzete M. Lopes

Aluno: Douglas Marques

Canoas abril de 2009

BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO A história de Jacobina Meurer A denominação do Centro de Referência é uma homenagem a história de Jacobina Meurer. Em consulta on-line sobre o filme “AsPaixões sobre Jacobina1” consta que:
Ela era esposa de José Meurer, pessoa muito querida na região. Eles eram respeitados porque tinham começado a tratar da população das redondezas. A casa deles estava cada vez mais cheia de doente. Foi nessas circunstâncias que Jacobina caiu em cama. Todos rezaram muito por ela. Depois de beirar a morte ela se salva, e adquire uma aura de quase deusa. Comoconseguinte, Jacobina começa a realizar algumas leituras bíblicas e começa a angariar fiéis para uma seita (...). Depois de algum tempo, a seita estava muito grande. Todos levavam seus doentes para serem tratados com os Meurer e ouvir a leitura de Jacobina, que a essa altura já era a própria santa. Ai, que começam os tormentos. Católicos e protestantes se unem para tentar salvar seu rebanho. Primeiro comameaças. Depois com a força. Houve um grande massacre, no Ferrabras, conduzido pela intolerância das instituições religiosas da época.

O contexto político – social durante o surgimento do Centro Jacobina O Centro de Referência é resultado de uma história de vinte e cinco anos de luta de movimento de mulheres do Município de São Leopoldo, até o final de 2004 sem terem sido acolhidas pelosgovernantes do municípo. O relato destas mulheres dão conta que suas reivindicações eram literalmente, engavetadas. Em 2005, quando ocorre uma mudança de interesses, advinda das propostas de governo do Partido dos Trabalhadores, ocorre então a escuta destas reivindicações, que culminou na criação da Coordenadoria Municipal das Mulheres. Então em 19 de outubro de 2006 ocorreu a criação do Centro Jacobina –Apoio e atendimento às mulheres. A partir de janeiro de 2009, a Coordenadoria da Mulher ganhou status de Secretaria Municipal de Políticas para às Mulheres – SPM – e o Centro Jacobina permanece vinculado ao serviço.
1

Site: http://www.ivox.com.br/opiniao/?id=74304 acesso em abril de 2009.

ASPECTOS FORMAIS DA ORGANIZAÇÃO Nome da Organização: Centro Jacobina – Apoio e atendimento à MulherEndereço: Rua Saldanha da Gama, 331 Bairro Centro – São Leopoldo - RS Estatuto Jurídico: Projeto de Lei N 5. 977 de 09 de Junho de 2006. Art. 1 Fica constituído o CENTRO DE REFERÊNCIA para atendimento às Mulheres em situação de violência, em conformidade com a Lei Municipal nº 5.568, de 24 da Janeiro de 2005, em especial seu art. 2, inciso, IV. Diretor / Gerente / Responsável: Nos reportamos a Euli (Necca)como a Secretária da SPM e a Diretora Sandra Viau responsável pela rede de enfrentamento à violência doméstica, familiar e de gênero. Até o presente momento a Coordenação do Centro Jacobina encontra-se em aberto por questões burocráticas. Missão: Ser um Centro de Referência emquanto serviço especializado, ligado a Secretaria que reune recursos públicos e conveniados num esforço comum paraprevinir, atender e contribuir para a erradicação das formas de violência contra a mulher. Visão: ser um Centro de Referência para atendimento e apoio às mulheres em situação de violência física, sexual, patrimonial, moral e psicológica. Diretrizes e/ou Políticas: O Centro de Referência, é um serviço ligado a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres no que se refere as políticas públicasvoltadas a superação da violência doméstica e familiar contra a mulher. As ações são voltadas a saúde da mulher, ao trabalho e geração de renda, habitação, educação e assistência social.

Objetivo Geral: Oferecer um atendimento interdisciplinar com vistas a qualidade técnica presentes neste contexto. Acolher a mulher e fortalecê-la na sua identidade, autonomia e cidadania. Objetivos Especificos: I-...
tracking img