Analise swot gol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faça uma análise SWOT para o início das operações da GOL.

A Gol se inseriu no setor de aviação brasileiro usando um modelo que já havia transformado no mundooutras empresas de mesmo segmento e que eram de médio/pequeno porte em organizações de grande porte. Existiam mais de 30 empresas de ônibus, com demandas focadas naclasse média. Alimentavam a idéia de criar uma companhia de aviação de baixas tarifas para que pudessem atender classes mais baixas. Esse modelo baseou-se em cincoprincípios: 1º - só realizar vôos domésticos, 2º - reduzir os gastos com serviços de bordo, 3º - aumentar a produtividade por avião, 4º - ter uma frota homogenia eeconômica, reduzindo despesas com manutenção e combustível, 5º - utilizar aeroportos regionais médios, onde as taxas cobradas das empresas são menores.Oportunidades: enfraquecimento da concorrência, funcionários já especializados nos serviços oferecidos pela companhia área, salários desvalorizados.
Pontos fortes: oferecer umserviço mais acessível às classes sociais mais baixas, procurando reduzir os custos pela oferta do serviço, dentre os pontos fortes destacamos o fato da frota ter ummenor consumo de combustíveis e tendo uma frota moderna, o custo com manutenção é bem menor. As aeronaves operavam com um numero de funcionários menores poraeronave. A venda de passagens é feita diretamente com o consumidor. De um modo geral, baixo custo operacional.
Pontos fracos: pode-se citar o fato de a empresa não operarem frotas internacionais e oferecer menos conforto aos seus passageiros.
Ameaças: ameaça de concorrência de empresas com mais experiência de mercado e prestígio.
tracking img