Analise sociologica - o enigma de casper hauser

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Proposta de trabalho em grupo:
Relações entre o processo de socialização e o filme: “O enigma de Kaspar Hauser”

Curso: Faculdade de Direito
Professora: Ida Raichtaler do Valle
Disciplina: Sociologia
Turma: NA01

- Vittor Augusto de Lima Souza

Introdução
A partir deste texto, pretende-se estabelecer relações entre a importância do estudo sociológico para a compreensão das relações dohomem com o mundo que o cerca. Para isso devemos, inicialmente, definir e interpretar os fenômenos condicionados no processo de socialização.
Ao longo deste trabalho comprovaremos a necessidade da construção de uma identidade social – que permite o ingresso do homem na sociedade como um ser pensante e produtivo – do ser humano através de um paralelo entre o filme “O enigma de Kaspar Hauser” e oprocesso de humanização.

A construção da identidade social e o papel do homem frente à sociedade.
Inicialmente devemos definir o que é o processo de socialização: Segundo as ideias de Luckmann e Berger, todo indivíduo que nasce em uma sociedade não é considerado parte dela, mas possui uma pré-disposição para integrá-la. Ou seja, todo e qualquer ser humano, a partir do nascimento, deve passarpor um processo que o torne capaz conviver numa comunidade, para isso ele deve assimilar uma serie de premissas, hábitos, costumes, valores e outros aspectos que definirão se sua conduta será aceitável ou não para a sociedade em que está inserido. Este processo é dividido em duas partes: Primaria e Secundaria.
A Socialização Primaria tem inicio no período da infância do homem, em que a criançainterioriza as primeiras normas de conduta características do grupo em que nasceu. O fato de se fazer parte de uma família e ter uma vida pautada em normas e valores constitui a parte inicial da “moldagem” deste individuo que, nesta fase da vida, é obrigado a aceitar os princípios impostos por seus responsáveis, reprimindo suas características instintivas e desenvolvendo as sociais e culturais. Esteprocesso primário de socialização termina quando é finalizada a transmissão de discursos, valores e regras através dos pais para os filhos. A partir deste momento este individuo já integrado a sociedade, deve mostrar autonomia para incorporar aquelas normas, princípios e valores que julgar serem melhores para si.
Neste momento tem inicio a parte secundaria da socialização. A partir de agora oser, já socializado, ingressara em setores do mundo objetivo, ou profissional tais como a escola, o trabalho, novos grupos de amigos etc. logo estará sujeito a uma nova aprendizagem, baseada em novas expectativas, ou seja, deste momento em diante o processo de socialização depende dos rumos que o individuo escolher para sua vida. Todo e qualquer tipo de costume ou habito assimilado por ele,dependerá de sua livre escolha.
Apesar do processo de socialização secundária parecer ideal, permitindo ao individuo inúmeras possibilidades de definir sua personalidade, seu caráter e sua conduta, a sociedade em que vivemos hoje é formada por controles sociais, responsáveis por coagir ou limitar certos tipos de padrões comportamentais “indesejáveis” definidos pela maioria. Ou seja, se alguma pessoaapresentar qualquer tipo de “mutação social” ou qualquer tipo de conduta anormal àquela mais aceita pela sociedade, o mesmo será corrigido por dois tipos diferentes de controles sociais. O primeiro é o formal, que julga de acordo com as normas prescritas em lei, logo qualquer tipo de delito será imediatamente coagido. O segundo seria o informal, de natureza social, ética, religiosa, econômica, físicaetc. Como por exemplo, normas de etiqueta.
Dadas às noções e conceituações necessárias, podemos agora iniciar o paralelo desta construção da identidade social do ser humano com a trajetória do personagem Kaspar Hauser.
Dado o fato de Kaspar não passou por qualquer tipo de processo de socialização, ao analisar seu primeiro contato com uma sociedade fica evidente a incapacidade o mesmo em se...
tracking img