Vermelha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cor vermelha

09/08/2008
Os vencedores usam vermelho
Um estudo recente confirma relatos anteriores de que os atletas que usam uniformes vermelhos vencem competições com mais freqüência do que os oponentes vestidos com outras cores

Holger Dambeck

O sucesso tem uma cor, e esta cor é o vermelho. De fato, um estudo recente confirma relatos anteriores de que os atletas que usam uniformesvermelhos vencem competições com mais freqüência do que os oponentes vestidos com outras cores. Os pesquisadores estão agora se empenhando para decifrar o mistério por trás deste fenômeno desconcertante.

Que time de futebol domina a Bundesliga alemã? O Bayern de Munique, é claro. Quem venceu a Liga dos Campeões de 2008? O Manchester United. Qual foi o jogador da NBA mais dominante dos últimostempos? Michael "His Airness" Jordan, sem dúvida. E o que essas equipes e atletas têm em comum? Uniformes vermelhos para os jogos em casa. Mas será que o sucesso deles tem de fato algo a ver com a cor das suas camisas?

Reuters
Segundo Bernd Strauss e outros autores de um estudo publicado neste ano no periódico "Psychological Science", pelo menos quando se trata do Taekwondo, vencer usando vermelhotem muito a ver com o juiz. O estudo revelou especialmente que, apesar dos desempenhos iguais, os atletas que usavam protetores de tronco vermelhos receberam notas maiores do que aqueles que usavam azul
Em várias ocasiões nos últimos anos, os pesquisadores procuraram encarar essa questão, com resultados surpreendentes. Russell Hill e Robert Barton, dois pesquisadores da Universidade de Durham,analisaram sistematicamente todos as disputas dos Jogos Olímpicos de Atenas de 2004. Eles descobriram que usar vermelho fez de fato uma pequena diferença durante aqueles jogos de verão, pelo menos no que se refere ao boxe, ao Taekwondo e à luta livre.

Esses tipos de combates esportivos individuais são os mais adequados para a obtenção de estatísticas confiáveis. Um dos principais motivos paraisso é o fato de os oponentes em todos os três esportes receberem aleatoriamente uma cor -vermelho ou azul- para os seus uniformes e equipamentos de proteção. Segundo o relatório de Hill e Barton, publicado no periódico "Nature" em 2005, os atletas que usavam vermelho tiveram uma vantagem mensurável. Isso foi especialmente verdade no caso do Taekwondo (o vermelho venceu 57% das lutas), seguido peloboxe (índice de vitória de 55%) e pela luta-livre (estilo greco-romano, 52%; estilo livre, 53%).

O vermelho é o melhor amigo do jogador de futebol Em um artigo publicado no periódico "Journal of Sports Sciences" no início deste ano, Hill e Barton expandiram a sua análise para incluir os times da Primeira Liga da Inglaterra, de 1947 a 2003. A análise estatística feita por eles determinou que asequipes de futebol que usavam vermelho tiveram um índice desproporcionalmente mais elevado, tanto de vitórias em casa quanto de conquistas de títulos, do que as equipes que usavam amarelo ou laranja. As descobertas foram inequívocas: três dos quatro clubes ingleses mais bem sucedidos usaram camisas vermelhas nos jogos em casa: o Manchester United ("Os Demônios Vermelhos"), o FC Liverpool ("OsVermelhos") e o FC Arsenal.

No entanto, nem todos confiam nestes números. Matthias Sutter e Martin Kocher, dois pesquisadores de economia da Universidade de Innsbruck, na Áustria, duvidam que esta hipótese da vitória vermelha possa se sustentar em outros nichos do mundo do futebol. Os dois analisaram cuidadosamente 306 partidas na temporada de 2000-2001 da Bundesliga da Alemanha, e concluíram quenem o vermelho nem qualquer outra cor em particular conduziu um time a um maior número de vitórias. "No máximo, o que temos aqui é um problema do tipo o ovo e a galinha", afirma Sutter, referindo-se ao estudo da Liga Principal. "Durante vários anos os times de maior sucesso usaram vermelho. Mas o que veio primeiro, o sucesso ou o uniforme vermelho? Ou os dois ao mesmo tempo?".

Indicando...
tracking img