Analise poe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
106

Os desdobramentos da ficção

Prof. Rosa Maria dos Santos KAPILA

Licenciatura plena em Português-Literaturas pela UFRJ. É autora de 13 livros de ficção, dentre eles o Felizes são os gatos, premiado pela UNESCO-MEC-FAE em 1996. Prêmio Governador de Goiás pelo livro O agito dos amores, em 2000. Mestrado pela UNESP. No momento finaliza seu doutorado com uma tese sobre os contos de Máriode Andrade. É professora de Português, Semiótica, Metodologia e Literatura na UNORP. RESUMO: O conto policial em Rubem Fonseca e Edgar Allan Poe. A tradição da ficção policial, elementos góticos e o suspense em assassinatos perfeitos. O crime como bela arte nos contos “O Barril do Amontilhado” e em “O Buraco na parede”.

PALAVRAS-CHAVE: Conto, a tradição da literatura policial, Edgar Allan Poe,Rubem Fonseca, assassinato como bela arte

107

KAPILA, Rosa Maria dos Santos. Os desdobramentos da ficção. Revista UNORP, v1(1):107-127, dezembro 2002.

MEDO E SUSPENSE
Lovecraft diz que a emoção mais forte e mais antiga do homem é o medo, e a espécie mais forte e mais antiga de medo é o medo do desconhecido. Na tradição literária, o suspense e o medo sempre caminharam juntos e aliteratura policial tem sua origem nas mais antigas narrações fantásticas e de horror. Em sua evolução, o conto de horror e medo sobreviveu e vem sendo aprimorado. O horror, a maldade, vingança e ameaças funestas são possibilidades bem trabalhadas na ficção de Rubem Fonseca. Para ilustrar a tradição seguida pelo escritor mineiro, recorro aos conceitos de Lovecraft:
Pensando bem, é na verdade notável quea narrativa fantástica como forma literária definida e academicamente reconhecida tenha tardado tanto em acabar de nascer. O impulso e a atmosfera são tão antigos quanto o homem, mas o típico conto de horror da literatura corrente é filho do século dezoito (Lovecraft, 1987:12).

A tradição vem mostrar, ainda, de acordo com Lovecraft, que a linhagem dos autênticos artistas do horror cósmicocomeçou com Edgar Allan Poe. Reza a tradição que o verdadeiro horror acontecia em primeiro lugar em espaços dramáticos, como lúgubres castelos góticos imensos e labirínticos com suas alas abandonadas ou em ruínas. Os castelos também possuíam corredores úmidos, catacumbas malsãs e uma procissão de fantasmas e de lendas tenebrosas, como núcleo de suspense e demonismo assustador. Lovecraft estuda todos ospassos e espaços físicos dessa ficção de horror e pensa muito no leitor que se interessa por essa literatura de suspense. O autor compõe sua teoria em o horror sobrenatural na literatura:
O nobre é tirânico e perverso como vilão, a heroína inocente, perseguida e geralmente insípida que é a vítima dos principais horrores e serve como ponto de vista e foco das simpatias do leitor. O valente eimpoluto herói, sempre de nascimento nobre mas freqüentemente em disfarce humilde. A convenção de sonoros nomes estrangeiros, o mais das vezes italianos, para as personagens. E toda uma série de artifícios teatrais entre os quais estranhas luminosidades,

108

KAPILA, Rosa Maria dos Santos. Os desdobramentos da ficção. Revista UNORP, v1(1):111-127, dezembro 2002.

alçapões apodrecidos, lâmpadasque não se apagam, manuscritos bolorentos escondidos, gonzos rangentes e cortinas agitadas (Lovecraft, 1987:16).

Fonseca foi buscar nessa tradição do suspense elementos para construir sua ficção. E dialoga com Poe nas questões insondáveis dos abismos, das trevas, dos mistérios terríveis do tempo e do espaço. A estranheza e detalhes para a preparação da morte são excentricidades cultuadas noscontos que analiso.

Vicente Ataíde dá uma indicação preciosa e mais atualizada do que vem a ser suspense na narrativa:
Muito importante no enredo e na situação – ambiente é o suspense, resultado progressivo ou global da revelação dos segredos, dos acontecimentos, das atitudes contraditórias das personagens. O suspense abre caminho para o seguimento dos fatos ou para o mundo das criaturas...
tracking img