Analise finaceira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CATÓLICA MOÇAMBIQUE
FACULDADE DE AGRICULTURA










Trabalho de cadeira de Biologia:
Biomas aquáticos.





Discentes: Docente:
Armindo Zacarias Novoano dr Baltazar de Sousa.
Rogito R.S. Uaneira
Yolanda Biarina Jakson
Zoli Afonso Vaheque.









Cuamba
Maio, 2012





Bioma: É um tipo de ecosistema ou conjunto de todos ecossistemas do mesmo tipo de um continenteou designação de uma região da Terra com características climáticas específicas que a distinguem das restantes regiões e que possui um sistema biológico e ecológico homogéneo e que se inter-relaciona, com determinadas características que a identificam. Exemplos: Savanas, desertos, florestas tropicais humidas e estepe. (Equipaknoow.netData de criação: 01/10/2008),(BIOLOGIA 10ª CLASSE.P.158-159.Ed 1995).

Biomas aquáticos
Lagos, rios e mares constituem os biomas aquáticos. Esses biomas podem ser de água doce ou salgada. Além disso, as águas paradas, como dos lagos e lagoas, são conhecidas como águas lênticas. Já as correntes, como no caso dos rios, são denominadas águas lóticas. Vamos conhecer melhor esses biomasaquáticos.( livro de 10ª classe biologia)
Aguas lênticas ou ecossistema lêntico
É um ecossistema aquático formado por aguas paradas, como por exemplo: Lagoas, lagos e pantanos. Esse ecossistema é classificado como um importante distribuidor de biodiversidade, pois apresentam em particular suas fronteiras (ecótonos) bem definidos. Habitam em províncias lênticas uma diversidade de espécies, porém estãosujeitos a distúrbios devido ao curto espaço onde vivem e ao ciclo de vida curto. Contudo, ocorre uma adaptação no ambiente favorável e sendo ecossistemas menores, facilita a ligação com outros habitats. A estrutura desse ecossistema é dividido em seis zonas:
• Zona profunda onde apenas heterótrofos vivem, como por exemplo os bentos (espécies que ficam presas ao substrato); não há seresfotossinteticos, os seres vivos dese lugar dependem dos alimentos das outras regiões, há pouco oxigenio, vivem bactérias anaeróbicas.
• Zona litoral apresenta vegetação enraizada em suas margens e duas subdivisões: eulitoral e sublitoral, onde vivem algas e planta é area mais produtiva devido aos nutrientes provenientes da maior incidencia da luz.
• Zona limnética onde ocorre a água e seusorganismos como peixes
• Zona de intérfase onde ocorre o contato da água com o ar (tensão superficial da água):
Nêustons vivem na camada superficial da água (primeiros centímetros); Plêustons microorganismos que “flutuam” na camada superficial da água;
• Zona fótica é o limite entre a zona profunda com a camada de água;
• Zona de transição são os limites da zona profunda com a zona fótica ezona litoral com o continente;( por Graziele Kaminski, infoescola).




As imagens ilustram o exemplo de aguas lenticas.

( Por: Graziele Kaminski Guidi. http://www.infoescola. com/biomas/ecossistemas-lenticos


Aguas lóticas ou ecossistema lótico

É aquele cuja a água é corrente, como por exemplo, rios, nacentes, ribeiras, e riachos. Esse ecossistema tem como características o movimento, ocontato água e terra e o teor de oxigênio.

Rios

Os rios se originam a partir de pequenos cursos de águas derivados de nascentes ou águas em demasia que escoam sobre a superfície formando córregos. Conforme o córrego se move, a temperatura da água vai elevando-se, a velocidade diminui e ocorre um aumento no número de nutrientes. De maneira geral o tipo de fundo do ambiente lótico, seja de areias,argila, laje rochosa ou cascalho, tem muita importância na determinação da natureza das comunidades e na densidade populacional dos respectivos dominantes. Como por exemplo, a zona perifitica que é denominada como uma comunidade complexa onde ocorre algas, fungos, animais, substratos inorgânicos e detritos orgânicos aderidos e organismos vivos ou mortos.










Esta imagem ilustra a zona...
tracking img