Analise do filme "a vila"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise do filme "A Vila" relacionado aos conceitos de Durkheim

O filme "A Vila" trata da história de 9 pessoas que resolveram se afugentar do mundo urbano devido à violência, a dor, osofrimento, à falta de esperança e à falta de inocência que grandes centros trazem. Juntos eles fundam um vilarejo no qual vivem com suas famílias isoladas de qualquer contado com o mundo externo, criando assimsua própria realidade, sua própria sociedade.
Para manter o isolamento, esse grupo, chamado pelos habitantes da vila de "Os Anciões", cria uma lenda sobre criaturas que habitam a floresta quecerca o vilarejo. Assim qualquer um que cruzar a fronteira dessa floresta será morto pelos seres chamados "aqueles que não mencionamos". Com isso percebemos a presença de rituais e regras para que haja umequilíbrio e uma certa segurança dos habitantes da vila, por exemplo:
-O toque do sino avisando uma ameaça de invasão que nunca vai além da morte de alguns animais;
-Proibição da cor vermelha(“corproibida”);
-O uso, para andar nos arredores da floresta, da cor amarela(“cor amiga”);
-A não divulgação de pensamentos sem submetê-los a reunião com os anciões(Percebemos isso em uma das primeirascenas em que o personagem Lucius Hunt vai até os anciãos e pede a permissão para ir até a cidade em busca de medicamentos);
-Os uivos na floresta toda vez que a comunidade se reune para a refeiçãocoletiva, o que exige o sacrifício de carne no altar.
O medo e o segredo conduzem toda a sociedade. Cada fala, cada gesto, cada ritual é uma forma de precaução para impedir a desgraça e para promovera esperança das pessoas de que seguindo todas as regras, sua comunidade nunca iria sofrer com a ameaça das criaturas da floresta.
Com essa introdução podemos ver claramente algumas visõessociológicas desenvolvidas por Durkheim. O vilarejo apresentado no filme, é uma sociedade tradicional em que, de acordo com Durkheim, imperou a solidariedade mecânica. Na solidariedade mecânica os códigos de...
tracking img