Analise do discurso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise de Discurso

Concepções iniciais

Quem sou eu? Quem é você?

DISCURSO
O QUE SE ENTENDE POR DISCURSO?

O discurso é uma prática social, na medida em que a linguagem implica que acompreensão de seu uso seja um modo de ação historicamente situado e constituído socialmente.

O discurso é visto como um modo não apenas de representação, mas também de ação sobre o mundo, maisespecificamente sobre as pessoas, sendo uma prática de “significação do mundo, constituindo e construindo o mundo em significados” (Fairclough, 2001:91).

A terra foi invadida pelos Sem-Terra. A terrafoi ocupada pelos Sem-Terra.

Sobre a noção de discurso, Schiffrin (1994) aponta de que modo os dois principais paradigmas em Lingüística determinam compreensões diferentes e, a partir das duascorrentes, apresenta três distintas definições de discurso, sendo a terceira, uma tentativa de correlação entre as primeiras provenientes de cada paradigma.

O paradigma formalista ou estruturalista,conhecido também por priori grammar, concentra-se no código lingüístico e considera a linguagem como objeto autônomo e fenômeno estritamente mental, não considerando influências externas ao seufuncionamento.

Nesse sentido, uma definição clássica de discurso deriva da concepção formalista que considera o discurso como a unidade acima das sentenças.

A terra foi invadida pelos Sem-Terra. Aterra foi ocupada pelos Sem-Terra. Estrutura Oração Vocábulos Morfemas

Funcionalistas avaliam habilidades comunicativas desenvolvidas de acordo com habilidades e necessidades sociais, sendonorteados por duas proposições básicas: a linguagem também tem funções externas ao sistema e essas funções externas são responsáveis pela constituição interna do sistema lingüístico.

AbordagemFuncionalista: o discurso como a linguagem em uso. Para funcionalistas, a análise da linguagem em uso não é independente da análise das funções da linguagem na vida humana.

As cotas

As universidades...
tracking img