Analise do conhecimento em teeteto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DOACARAU
CURSO DE FILOSOFIA- LICENCIATURA
TEORIA DO CONHECIMENTO I


ANALISE DO CONHECIMENTO EM TEETETO

NEYDE MARA DE SOUSA LIMA²


Resumo
Este trabalho trata do conhecimento no dialogo platônico, Teeteto. Com base nesse dialogo busco esclarecer os conceitos de conhecimento apresentados pelo Teeteto e rebatido por Sócrates.

Palavras-chave
Sensação.Conhecimento. Sentido. Teeteto


1 INTRODUÇÃO

Teeteto dialogo platônico onde a questão principal é a origem do conhecimento. E como em todo dialogo Platônico não chegamos a uma conclusão definitiva sobre o assunto em discurçao, assim não chegamos à conclusão sobre o que é conhecimento e sim sobre o que ele não é. Por isso suas obras são denominadas aboreticas.
Platão nesse dialogo não começalogo com a idéia de Sócrates, pois nesse texto ele mostra a passagem da oralidade para a escrita, essa mudança surge com a passagem do mito para o logos.
Sócrates, nesse texto se apresenta como uma parteira, profissão exercida por sua mãe, mas diferente dela ele diz partejar homens, ele explica a Teeteto que sua função é ajudar a homens a dar à luz as idéias. “porem a superioridade da minha arteconsiste em conhecer de pronto se o que a alma dos jovens esta prestes a conceber é alguma quimera e falsidade ou fruto legitimo e verdadeiro.” (Teeteto. pag. 8).
Teeteto motivado pelo incentivo de Sócrates responde a sua pergunta sobre conhecimento, e apresenta conhecimento como sendo fruto da sensação. A partir daí Teeteto dar mais duas definições sobre conhecimento. A primeira definição foirejeitada por Sócrates. A segunda fala do conhecimento como juízo verdadeiro (mas como saberemos que um juízo é verdadeiro?), A terceira aumenta a segunda, Teeteto diz que conhecimento é juízo verdadeiro acompanhado de uma explicação. Sócrates mostra que cada tentativa de chegar a uma definição de conhecimento é falha e defeituosa. Assim ficamos com a consciência de nossa ignorância a respeito danatureza do conhecimento.

2 CONHECIMENTO É SENSAÇÃO

“Teeteto... Assim, o que me afigura neste momento é que conhecimento não é mais do que sensação.
Sócrates: Bela é corajosa resposta, menino. È assim que devemos externar o pensamento. Porem examinemos juntos se se tratada, realmente, de um feto viável ou de simples aparência. Conhecimento disserte, é sensação?
Teeteto: sim.
Sócrates:Talvez tua definição de conhecimento tenha algum valor; é a mesma definição de Protágoras; por outras palavras ele dizia a mesma coisa. Afirma que o homem é a medida de todas as coisas as coisas, da existência das que existem e da não existência das que não existem. Decerto já leste isso?
Teeteto: Sim, mais de uma vez. ”(Teeteto, p.9)

Teeteto, diz que conhecimento é sensação, ou seja, conhecemosalgo quando olhamos ou sentimos algo. Sócrates afirma ser esse um bom começo e compara à definição de Teeteto a doutrina de Protágoras, onde o homem é a medida de todas as coisas.
Analisando a questão apresentada, logo vimos que nesse ponto de vista tudo se torna relativo. Pois se conhecimento é sensação o eu posso sentir o vento e ter-lo como frio, e outra pessoa pode sentir o mesmo vento esenti-lo quente, assim ambos estariam certo sobre a temperatura do vento.
Porem essa doutrina não esta aplicada apenas as sensações, não somente as coisas materiais, ela esta aplicada ao conhecimento do certo e do errado, do bem e do belo assim, por exemplo, o bem se torna relativo. Essa forma de conhecer não se limita somente as “coisas”, mas também aos costumes, o conhecimento pela sensação seapresenta como um conhecimento pessoal, uma opinião individual.
A percepção sensorial pode sim nos render uma consciência imediata de uma condição presente, mas condições momentâneas não é conhecimento. Elas são sim uma parte do conhecimento, mas uma parte muito pequena do todo que é o conhecimento. Noções como “existência” ou “não existência” e vários outros casos, não são coisas que podem ser...
tracking img