Analise de uma noticia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto




Universidade Estadual de Campinas

Juventudes, Cidadania e Psicologia – EP094 A


Professora: Ângela Soligo
Nome: Elizabeth Cristina Souza Silva RA: 145921


Campinas, 04 de dezembro de2014





Notícia:
04/11/2014 16h03 - Atualizado em 04/11/2014 16h03
Alunos da Ufes denunciam professor por preconceito em sala de aula

Professor teria dito frases racistas durante uma aula. Universidade informou que recebeu a denúncia e vai analisar o caso.
Naiara Arpine G1 ES *

Alunos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) denunciaram um professor de Economia por ter dito frases decaráter racista e preconceituoso durante uma aula, na tarde desta segunda-feira (3). De acordo com uma publicação feita pelo Centro Acadêmico Livre de Ciências Sociais da Ufes em uma rede social, oprofessor teria dito que “detestaria ser atendido por um médico ou advogado negro”, por exemplo. Cartazes com a foto do mestre e com o título “Professor Racista” estão espalhadas pelo campus. Em nota, aOuvidoria da instituição informou que recebeu a denúncia encaminhada pelos estudantes e que ela será encaminhada a fim de que seja aberta uma sindicância para analisar o caso. O professor foi procuradopelo G1, mas não atendeu as ligações.

As afirmações preconceituosas teriam sido feitas pelo professor durante uma aula de Introdução à Economia Política, na turma do segundo período de CiênciasSociais. Um dos alunos levantou um questionamento sobre cotas na universidade, o que teria desencadeado a discussão. “Ele disse que os cotistas não conseguiam acompanhar as aulas como os outros alunos e quepor isso ele tinha que usar uma linguagem mais acessível e baixar o nível das aulas dele para que todos pudessem compreendê-lo”, contou um estudante de 19 anos.
A discussão se tornou ainda maiorquando, segundo os estudantes, o professor fez declarações racistas. “Ele disse que os negros e pobres não tinham acesso à cultura, deixando claro que eles não atingiram o nível cultural dos brancos. Em...