Analise da noticia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Analisarei a notícia sobre a morte de Osama Bin Laden, o líder da rede terrorista Al Qaeda, amplamente divulgada pela mídia. Os dois veículos escolhidos para análise pedida são: o jornal Folha de São Paulo e a revista Veja

Transcrição: O líder da rede Al Qaeda, Osama Bin Laden, foi morto por tropas dos EUA ontem no Paquistão, anunciou o presidente Barack Obama na madrugada de hoje. “A justiçafoi feita” disse Obama, em cadeia nacional.
Bin Laden foi morto em um esconderijo em Abottabad, a 115 Km de Islamabad, capital do Paquistão, após tiroteio com forças dos EUA.
Ele era perseguido desde 2001, após os ataques de 11 de Setembro, que deixaram cerca de 3.000 mortos.
A operação foi conduzida por forças especiais norte-americanas, em ação que teria sido autorizada por autoridadespaquistanesas.
O corpo de Bin Laden teria sido recuperado pelos EUA, mas não foi exibido.
Aos gritos de “USA”, uma multidão se aglomerou em frente à Casa Branca. Muitos cantavam o hino nacional.
Bin Laden ajudou os EUA contra os soviéticos no Afeganistão nos anos 70. Depois, com a Al Qaeda, se voltou contra os EUA.

Análise dos critérios de valor-notícia (critério da Noticiabilidade)
Valor-notíciaé um valor subjetivo que determina a importância que um fato ou acontecimento tem para ser noticiado. Por este motivo é também designado de critério de noticiabilidade.
Os fatores ou critérios que dão a um fato valor-notícia coincidem na maior parte das redações dos meios de comunicação social. Em 1965, Johan Galtung e Mari Holmboe Ruge enumeraram esses fatores:
* De acordo com o impacto:Amplitude, frequência, Negatividade, Caráter inesperado, Clareza.
* De acordo com a empatia, com a audiência: Personalização, Significado, Referência a países de elite, Referência a pessoas que integram a elite.
* De acordo com o pragmatismo da cobertura mediática: Consonância, Continuidade e Composição

Nessa notícia publicada pelo Jornal Folha de São Paulo, percebemos que estãopresentes varios desses critérios, que tornaram o fato (morte de Osama Bin Laden) em notícia da primeira capa deste jornal.
A morte de Osama Bin Laden embora fosse ansiosamente aguardada não estava sendo esperada e nem prevista (Caráter inesperado), quando ela aconteceu, de forma repentina causou um grande impacto, sendo esse fonte de interesse para muitos leitores. A Clareza das implicações que essefato trouxe para o leitor como por exemplo: o fim do terrorismo, também ajudaram a vender essa notícia.
O fato de envolver uma pessoas conhecidas (Obama e Bin Laden) por todos Referência a pessoas que integram a elite, envolver os EUA, um país considerado poderoso com grande expressão política e economica Referência a países de elite e finalmente a grande repercursão mundial que teve a morte desseterrorista (Composição: pois devido a repercursão mundial a notícia estampou a primeira capa do jornal ) tornaram essa notícia fonte de muito interesse e consequentemente de inúmeras publicações, inúmeras expeculações enquanto havia o que falar sobre esse fato isso foi feito de diversas maneiras até que surgissem novas e mais rentaveis fontes de notícia
Continuidade).

Análise da notíciada revista Veja
Composição e Clareza
Significado
Referência a países e a pessoas da elite
Personalização

Como podemos observar as duas noticias sobre a morte de Bin Laden envolvem praticamente quase todos os critérios de noticiabilidade:
Caráter inesperado - Um evento totalmente inesperado terá mais impacto do que um evento agendado e previsto.
Clareza - eventos cujas implicações sejamclaras vendem mais jornais do que aquelas que estão abertas a mais do que uma interpretação, ou cujo entendimento exija conhecimentos acerca dos antecedentes ou contexto desse mesmo evento.
Referência a países de elite - notícias relacionadas com países mais poderosos têm maior destaque do que notícias relativas a países de menor expressão política e economica.
Referência a pessoas que integram...
tracking img