E-commerce e E-busniess

3080 palavras 13 páginas
1. CONCEITOS DE E-COMMERCE E DE E-BUSINESS

1.1. O que são E-commerce e E-business

“E-commerce”, significaria “comércio eletrônico”, enquanto o “E-business” faz menção a todo o processo do negócio eletrônico, podendo vir a ter, ou não, uma transação comercial. O E-commerce trabalha diretamente com as vendas no ambiente virtual, o E-business engloba todo o processo de negociação da empresa na rede.

1.2. Conceitos da Cadeia de Valor

A cadeia de valor é um modelo teórico que descreve como se desenvolvem as atividades de uma empresa. Seguindo o conceito de cadeia, esta é composta por vários elos que formam um processo econômico: começa com a matéria-prima e chega até à distribuição do produto acabado. A mesma designa uma série de atividades relacionadas e desenvolvidas pela empresa a fim de satisfazer as necessidades dos clientes, desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e venda até a fase da distribuição para o consumidor final. Cada elo dessa cadeia de atividades está interligado.

Figura 6-1 – A cadeia de valor consiste em processos que adicionam valor para o consumidor final. O e-business suporta o fluxo de informação entre estes processos, assim como entre as funções que dão apoio à operação da empresa.

2. BENEFÍCIOS EM FAZER NEGÓCIOS ELETRONICAMENTE

Os administradores precisam entender os benefícios e custos de fazer negócios eletronicamente. Para isso, as organizações podem analisar sua cadeia de valor e sua cadeia de valor estendida.

Existem boas razões para se fazer negócios eletronicamente:

Reduz custo e aumenta a velocidade de execução das transações de negócios;
Ajuda a administrar o fluxo de trabalho;

Melhora a coordenação entre os negócios;

Figura 6-2 – A cadeia de valor estendida inclui os processos com valor adicionado de seus fornecedores e dos fornecedores destes (a sua cadeia de suprimentos), e os processos com valor adicionado de seus clientes e dos clientes

Relacionados