Analise de sistema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A proposta deste projeto acadêmico é descrever as especialidades e capacidades do profissional em Análise e Desenvolvimento de Sistemas de uma forma clara e objetiva, onde iremos apresentar definições e exemplos relacionados aos temas de Dado e Informação, Conhecimento, Sistemas, Habilidades e Competências, Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, Análise de Sistemas,Desenvolvimento de Sistemas e seu Mercado de Trabalho. Tendo como objetivo descrever as etapas para o desenvolvimento profissional de ADS e demonstrar o seu mercado de trabalho, traçando desta forma o perfil deste profissional.

CAPÍTULO I
1.1 - Dado e Informação

De acordo com os autores Thomas Davenport e Laurence Prusak dado e informação é:

Definição de Dados

Dados é um conjuntode fatos distintos e objetivos, relativos e eventos. Num contexto organizacional, dados são utilitariamente descritos como registros estruturados de transações.
Dados descrevem apenas parte daquilo que aconteceu; não fornecem julgamento nem interpretação e nem qualquer base sustentável para a tomada de ação. Embora a matéria-prima do processo decisório possa incluir dados, eles não podem dizer oque fazer. (2003, p. 2 e 3).

Definição de Informação

A informação tem por finalidade mudar o modo de destinatário vê algo, exercer algum impacto sobre o seu julgamento e comportamento. O significado da palavra informar “ é dar forma a”, sedo que a informação visa modelar a pessoa que a recebe no sentindo de fazer alguma diferença em sua perspectiva.
Existem dois tipos de informaçãomovimentada pelas organizações por redes (Hard e Soft).
Hard tem uma infraestrutura definida com, fios utilitários de entrega, antenas parabólicas, centrais de correio e etc.
Soft é menos formal e visível, ela é circunstancial, alguém que lhe entregue uma anotação ou a copia de um artigo marcado “Para sua informação” e um exemplo de informação transmitida por rede soft.
Dados tornam-se informaçõesquando o seu criador lhes acrescenta significado. Transformamos dados em informação agregando valor de diversas maneiras.
Os computadores podem ajudar a agregar tais valores e transformar dados em informação, porém quase nunca eles ajudam na parte de contexto, e os seres humanos geralmente precisam agir nas partes de categorização, calculo e condensação. (2003, p. 4 e 5).

Processos detransformação do dado em uma informação de acordo com esses autores.

O principal processo de transformação de dado em uma informação é quando se agrega valores de várias maneiras. Alguns dos principais processos utilizados para que ocorra essa transformação, sendo eles:

• Contextualização: é quando conhecemos a real utilidade dos dados que serão tratados para que resultem em uma informação.
•Categorização: é preciso ter conhecimento com relação aos dados que serão tratados.
• Cálculo: pode-se verificar um dado através de métodos matemáticos ou estatísticos.
• Correção: antes de se transformar o dado em informação, é necessário eliminar as falhas.
• Condensação: resumir os dados para que se tornem mais precisos.

Exemplo dos processos de transformação de dados com base em umextrato bancário.
• Contextualização: onde identificamos quais os principais dados que devem constar no extrato do cliente, para que ele possa visualizar as informações necessárias da sua conta e movimentação.
• Categorização: e o processo onde envolve pessoas que conheçam o assunto, para decidir os principais dados a serem transformado em informação, para o cliente com os requisitos principaisque o cliente deseja visualizar.
• Calculo: onde verificamos se os valores que são apresentados no extrato esta correto com formulas matemáticas.
• Correção: processo onde verificamos e validamos todos os dados do extrato do cliente para não ocorrer nem uma irregularidade, tanto em valores quanto em dados da conta, dados do cliente e assim conseguimos evitar falhas.
• Condensação: utilizamos...
tracking img