Analise de risco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RISCO AMBIENTAL: CONCEITOS E APLICAÇÕES

Ricardo de Sampaio Dagnino [1] Salvador Carpi Junior [2] RESUMO Este artigo oferece uma discussão conceitual a respeito dos riscos ambientais. Ele apresenta definições de riscos aceitas cientificamente na bibliografia nacional e internacional e, também, noções construídas coletivamente pelos participantes de diversas reuniões públicas de mapeamento deriscos, realizadas dentro do Estado de São Paulo. Foram analisados conceitos e classificações envolvendo tipos diferentes de riscos, além das relações entre riscos e outros conceitos como vulnerabilidade, impactos ambientais e percepção ambiental. Ao final, os autores consideram que a definição de risco ambiental mais adequada é formada por uma fusão das noções aceitas popularmente, em que se une apercepção das pessoas com os conceitos já estabelecidos na literatura sobre o tema. Assim, abre-se espaço para aplicar e adaptar os conceitos conforme as características de cada pesquisa e/ou dos objetivos pedagógicos de cada atividade, bem como para a aplicação dos conceitos de riscos, de acordo com a área estudada e a população envolvida. Palavras-chave: Risco Ambiental. Classificação de Riscos.Vulnerabilidade. Impacto Ambiental. Percepção Ambiental. Mapeamento Ambiental Participativo. RESUMEN Este artículo presenta una discusión conceptual con respecto a los riesgos ambientales. Presenta definiciones de riesgos aceptadas científicamente en la bibliografía nacional e internacional y, también, nociones construidas colectivamente por los participantes de diversas reuniones públicas demapeamento de riesgos realizadas dentro del Estado de Sao Paulo en Brasil. Fueron analizados conceptos y clasificaciones envolviendo tipos de diferentes de riesgo, además de las relaciones entre riesgos y otros conceptos como vulnerabilidad, impactos ambientales y percepción ambiental. Al final, los autores consideran que la definición de riesgo ambiental mas adecuada es formada por una fusión de lasnociones aceptadas popularmente, mediadas por la percepción de las personas, con los conceptos ya establecidos en la literatura sobre el tema. Así se abre espacio para aplicar y adaptar los conceptos conforme las características de cada investigación y/o de los objetivos pedagógicos de cada actividad, bien como para la aplicación de los conceptos de acuerdo al área estudiada y a la población.Palabras-clave: Riesgo Ambiental. Clasificación de Riesgos. Vulnerabilidad. Impacto Ambiental. Percepción Ambiental. Mapeamento Ambiental Participativo.
Climatologia e Estudos da Paisagem Rio Claro - Vol.2 - n.2 - julho/dezembro/2007, p. 50

Introdução A abordagem dos riscos ambientais está vinculada a importantes temas intensamente debatidos no meio acadêmico, como a questão dainterdisciplinaridade e do papel da ciência e da tecnologia no mundo atual. Sob o ponto de vista pedagógico, o mapeamento de riscos ambientais tem fortalecido seu potencial de se configurar, seja como estratégia de ensino formal, no âmbito escolar, seja como atividade de educação não formal, fora do âmbito escolar. Tanto na pesquisa quanto no ensino destacam-se, também, a vinculação com a temáticalocal/regional/global, com grande potencial para a aplicação em estudos das escalas dos fenômenos e para as formas de representação espacial dos riscos. Assim, é de grande importância tornar aplicável um conceito de risco que busca a aproximação, por um lado, de uma definição aceita cientificamente e baseada na bibliografia internacional e, por outro, do entendimento popular que transpareceu durante diversasexperiências de mapeamento de risco que vêm sendo realizadas ou acompanhadas diretamente, desde meados dos anos 90.

As pesquisas em questão foram desenvolvidas na Região de Campinas (SEVÁ FILHO, 1997), bacia hidrográfica do Rio Mogi-Guaçu (SEVÁ FILHO; CARPI JUNIOR, 2001; CARPI JUNIOR, 2001; CARPI JUNIOR; PEREZ FILHO, 2005), no município paulista de Apiaí (SCALEANTE, 2002) e na bacia hidrográfica...
tracking img