Agora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
TUTOR NUM CURSO DE EDUCAÇÃO ONLINE
1. INTRODUÇÃO
Presencia-se, no início deste século, um mundo de trabalho com muitas exigências ainda não muito bem compreendidas por todos. Nas universidades, nos ambientes de formação profissional, a reflexão sobre essas exigências é bastante evidente. É urgente identificar estratégias didáticas que formem umprofissional preparado para um trabalho cooperativo. Em termos de habilidades é necessário saber lidar com situações diferenciadas, aproveitando conhecimentos extraídos e transferidos de outras experiências, demonstrando predisposição para o trabalho em grupo [1].
Vivencia-se, nos dias de hoje, uma nova revolução - a revolução tecnológica. Já é perceptível mudanças, por exemplo, no trabalho. "O novotrabalhador deverá ser flexível. Ele conhecerá períodos de muito trabalho e períodos de lazer forçado. Terá eventualmente de trabalhar em casa e ter duas ou três atividades ao mesmo tempo" [2]. A informática permite que algum tipo de trabalho seja feito a distância, por exemplo, a formação profissional dos indivíduos a distância.
Ferretti (1994) [3] apontava na década de 90 novos perfisprofissionais e a necessidade do desenvolvimento de novas capacidades, por exemplo, capacidade de abstração e discernimento, espírito de confiança e cooperação. "O trabalhador necessita ser flexível, ou seja, saber lidar com uma variedade de funções, saber integrar-se a diferentes formas de agregação e mobilização de trabalhos".
A educação a distância está a cada dia ganhando espaço na sociedadebrasileira gerando a necessidade de novos profissionais (professores autores, professores tutores, monitores, etc.). A oferta de cursos pelas universidades já é uma realidade no contexto educacional.
O termo "trabalho cooperativo", poderá ser entendido como um projeto em grupos, em que pessoas trabalham para realizar uma tarefa em comum, tendo em conta os princípios:
• Trabalhar juntos(não necessariamente de forma presencial).
• As tarefas devem ser projetadas cuidadosamente.
• A cooperação é a chave do sucesso.
• Todos assumem responsabilidades individuais
• Os problemas devem ser compartilhados.
• Todos devem desenvolver habilidades interativas.

2. AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
O advento de novas tecnologiasde informação e comunicação, trazem novas possibilidades de utilização e novas necessidades de capacitação profissional. Em relação à educação, essas novas tecnologias de informação e comunicação trazem facilidades inéditas. A possibilidade de interação a distância já é uma realidade através das técnicas rápidas, seguras e eficientes.
Nessa perspectiva, surgiram os ambientes virtuais deaprendizagem, utilizando a Internet. Segundo Cunha Filho et al (2000) [4],

"um ambiente virtual não é apenas um meio de difusão, mas uma plataforma de comunicação na qual projetamos intervenções através de representantes cibernéticos (nicknames, avatares ou nós mesmos)."

Pode-se verificar que um ambiente virtual de aprendizagem envolve um contexto mais amplo que puramente a utilização datecnologia; tem-se primordialmente a facilidade na construção do conhecimento através da interação dos participantes, sejam eles professores tutores, monitores ou outros alunos, permitindo discussões e troca de idéias além da disponibilização e publicação de materiais instrucionais.
Os ambientes virtuais de aprendizagem são facilitadores para a educação a distância via Internet. O acesso aesses ambientes, permite a interação síncrona ou assíncrona entre alunos e professores tutores, através de ferramentas que variam de acordo com cada ambiente. Convém destacar que esse acesso pode ocorrer em qualquer dia e horário devido a disponibilização do sistema na Internet.
Segundo França (2000) [5] o ambiente virtual de aprendizagem "em cursos a distância, é o espaço que organiza os...
tracking img