Edgar moran

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“ENSINAR A COMPREENSÃO”

A comunicação triunfa, o planeta é atravessado por redes, fax, telefones celulares, modems, Internet. Entretanto, a incompreensão permanece geral. Sem dúvida, háimportantes e múltiplos progressos da compreensão, mas o avanço da incompreensão parece ainda maior. O problema da compreensão tornou-se crucial para os humanos. E, por este motivo, deve ser uma dasfinalidades da educação do futuro...

“Ensinar a compreensão entre as pessoas como condição e garantia da solidariedade intelectual e moral da humanidade...”

“ENSINAR A COMPREENSÃO”
Problema dacompreensão é duplamente polarizado: • Um pólo, agora planetário, é o da compreensão entre humanos, os encontros e relações que se multiplicam entre pessoas, culturas, ● povos de diferentes origens culturais.● ● • Um pólo individual é o das relações particulares entre próximos. Estas estão cada vez mais ameaçadas pela incompreensão.

“AS DUAS COMPREENSÕES”

Há duas formas de compreensão: a compreensãointelectual ou objetiva e a compreensão humana intersubjetiva. “Compreender significa intelectualmente apreender em conjunto.” A compreensão intelectual passa pela inteligibilidade e pela explicação.Explicar é considerar o que é preciso conhecer como objeto e aplicar-lhe todos os meios objetivos de conhecimento. A explicação é, bem entendido, necessária para a compreensão intelectual ou objetiva. “AS DUAS COMPREENSÕES”

A compreensão humana vai além da explicação. A explicação é bastante para a compreensão intelectual ou objetiva das coisas anônimas ou materiais. É insuficiente para acompreensão humana. Esta comporta um conhecimento de sujeito a sujeito. “Se vejo uma criança chorando, vou compreendê-la não por medir o grau de salinidade de suas lágrimas, mas por buscar em mimminhas aflições infantis, identificando-a comigo e identificando-me com ela.”

“EDUCAÇÃO PARA OS OBSTÁCULOS À COMPREENSÃO”

Os obstáculos intrínsecos às duas compreensões são enormes; são não...
tracking img