Os recursos de ensino sengundo edgar dale

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REPÚBLICA DE ANGOLA
INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO KANGONJO DE ANGOLA
I.S.K.A
TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO DE DIDÁCTICA
TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO DE DIDÁCTICA

CLASSIFICAÇÃO DOS RECURSOS DE ENSINO SEGUNDO EDGAR DALE

Curso: Ciencias de Educação
Grupo: 3
Nome: Aida Noémia Major
Sala: 11
Turno: TardeDocente
Dr. Justino
Ano 2012/2013

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO KANGONJO DE ANGOLA
I.S.K.A

TRABALHO DEINVESTIGAÇÃO DE DIDÁCTICA
TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO DE DIDÁCTICA

CLASSIFICAÇÃO DOS RECURSOS DE ENSINO SEGUNDO EDGAR DALE

Curso: Ciencias de Educação
Grupo: 3
Nome: Aida Noémia Major
Sala: 11
Turno: TardeDocente
Dr. Justino

Ano 2012/2013

INDÍCE
1. INTRODUÇÃO 4
2. A PIRÂMIDE DA APRENDIZAGEM 5
3. RECURSOS DE ENSINO DEFINIÇÃO 7
4. CLASSIFICAÇÃO DOS RECURSOS DE ENSINO (EDGAR DALE) 8
4.1 Objectivos douso dos recursos de ensino 11
5. CONCLUSÃO 13
6. FONTES BIBLIOGRÁFICAS 14

INTRODUÇÃO
A sociedade globalizada utiliza recursos tecnológicos que embora avançados, estão em constante evolução. No entanto, as escolas públicas de ensino, estavam estagnadas perante a um modelo educacional que se utiliza de mínimos recursos determinando assim que a maioria dos professores repasse o conhecimento demaneira similar ao que receberam ao longo dos anos.
No entanto, esta prática parece estar com seus dias contados. A implantação de televisores multimídia e laboratórios de informática, nas escolas da rede pública, são avanços materiais que podem levar os professores a mudanças relevantes em suas práticas pedagógicas. Por este e outros pontos relevantes trataremos aqui de forma coerente sobre asclassificações dos recursos de ensino segundo Edgar Dale.

A procura por recursos educacionais mais eficientes para actuarem como coadjuvante do professor não é algo novo. Uma famosa frase atribuída ao filósofo Confúcio a milhares de anos, e citada por Teixeira (2010), já dizia: “O que eu vejo, eu esqueço, o que eu ouço, eu relembro e o que eu faço, eu entendo”. Dentre os educadores que seempenharam em avaliar as diversas maneiras de apresentar um conteúdo didáctico ao aluno temos o Edgar Dale da Universidade do estado de Ohio nos Estados Unidos. No ano de 1946 ele publicou um artigo chamado “Audio-visual methods in Teaching” no qual, ele relaciona as diversas abordagens de ensino e as classifica quanto a sua eficiência em transmitir conhecimento desde o material de ensino até o aluno(DALE, 1964).
A PIRÂMIDE DA APRENDIZAGEM
A Pirâmide da aprendizagem elaborada em 1946 pelo prof. Edgar Dale, tem sido utilizada para demonstrar os percentuais e índices de retenção da informação em diferentes situações de aprendizagem.
Em nosso dia-a-dia temos enfrentado o grande desafio de promover um ambiente de aprendizagem que seja eficaz para o desenvolvimento de nossos alunos e não noscansamos de buscar soluções nesse sentido.
O processo de aprendizagem sempre foi um mistério. Muitos tentaram definí-lo. Não há dúvida que existe uma forte correlação entre Aprendizagem, Conhecimento e Inteligência. Esta interdependência faz com que essas três variáveis caminhem juntas, uma não existe sem a outra. Suas próprias definições acabam sendo recursivas, deixando clara esta relação...
tracking img