Analise de processos de cozedura de argila para o fabrico de artigos domesticos em mutamba- mocambique

374 palavras 2 páginas
RESUMO DO TRABALHO

O presente trabalho foi realizado na fábrica de Cerâmica de Mutamba e teve como tema: Análise de Processo de Cozedura de Argila no Fabrico de Objectos Cerâmicos de Uso Doméstico na Província de Inhambane (Mutamba).

O presente trabalho contem 59 paginas e para a sua efectivação, primeiro fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre informações relacionados directamente com o tema como sustento teórico. São conteúdos básicos e gerais ligados a argila, seu tratamento, sua propriedade, uma discrição geral de processos usados no fabrico de objectos cerâmicos de uso doméstico e aprofundou mais o processo de cozedura da argila por ser este processo decisivo no endurecimento da argila.

Constituiu a segunda parte deste trabalho uma observação directa de todo o processo fabril de objectos cerâmicos de uso doméstico. Ainda nesta segunda parte do trabalho, fez-se a recolha de informação sobre o tratamento e processamento da argila no fabrico de objectos cerâmicos de uso doméstico, que teve como base a elaboração de inquéritos abertos e fechados a todos 45 oleiros de Mutamba.

Na parte final contemplam as conclusões, recomendações, as bibliografias consultadas e anexos.

Para melhorar a qualidade dos objectos cerâmicos actualmente produzidos na Cerâmica de Mutamba, deve-se prestar atenção na construção do forno (fixar o pirómetro) para facilitar o controlo da temperatura sendo que esta é a que decide a presença de propriedades (sonora, endurecimento e cor atraente) nos objectos cerâmicos.

Não foi possível neste trabalho a recolha do valor da temperatura usada pelos oleiros de Mutamba na cozedura dos objectos face ao difícil acesso do pirómetro no local da pesquisa (Cerâmica de Mutamba).

O presente trabalho enquadra-se no programa de estudos na Universidade Pedagógica, Faculdade de Ciências Naturais e Matemática Departamento de Química, curso de licenciatura em ensino de Química. Para a sua elaboração foi observado o regulamento vigente nesta

Relacionados