Analise de marketing da absolut

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de marketing


CSO-1X
Vítor Hugo Sivieri
Murilo Vaz
Luca Stacchini

Profa : Mariana Bussab

Introdução

No trabalho, a marca escolhida foi a Absolut. Tentamos analisar todo seu histórico, seu público alvo e seus concorrentes. Mostraremos como seu design contribuiu para ser uma marca diferenciada e de âmbito global, sendo a 4ª maior de destilados do mundo e presente em até126 países. Mostramos seus pontos fortes e fracos e as sugestões de possíveis caminhos para sua melhoria. Para finalizar criamos um novo produto deixando bem claro as quatro etapas do seu posicionamento.

A história

Sua história começou em 1879 quando o empresário Lars Olsson Smith, conhecido como “The King of Vodka” (O Rei da Vodca), que controlava um terço da produção da bebida na Suécia,introduziu no mercado um novo tipo de vodca chamada “Absolut Rent Branvin” (Absolutely Pure Vodka), produzida utilizando um revolucionário método de destilação contínua, chamado retificação, no qual a vodka era destilada mais de cem vezes. A nova vodca foi lançada na cidade de Estocolmo com um preço menor do que os praticados pelo monopólio existente na época. No início, a produção era toda feitana destilaria de Smith, localizada na minúscula ilha de Reimersholmen, nas proximidades de Estocolmo.
O produto foi exportado pela primeira vez somente em 1979 para os Estados Unidos, onde a vodca estreou primeiramente na cidade de Boston e depois em Nova York, Chicago, Los Angeles e San Francisco. Até então o mercado americano era dominado pela vodka russa Stolichnaya, que detinha 80% departicipação de mercado. Porém era exatamente aí que os suecos queriam fincar o pé. Foram ousados, desembarcaram em solo americano com aquela garrafa esquisita de pescoço curto originária de um país sem a menor tradição em vodka. No primeiro ano a marca vendeu quase 90 mil litros no mercado americano.

Em 1984 a marca já estava presente em 18 países ao redor do mundo, alcançando a liderança do mercadode vodka nos Estados Unidos em 1985. Nesta época, a vodca e a pimenta eram os ingredientes principais do famoso drinque Bloody Mary. Foi então que a ABSOLUT teve a brilhante idéia de facilitar as coisas para os vários bares especializados em Bloody Mary que surgiam em Boston, Nova York e vários outros lugares do país. Lançou no mercado a primeira vodka com sabor do mundo. A idéia de preparar BloodyMarys rápidos logo foi abraçada não só por bartenders, mas por todos os fãs do drinque. A partir de 1988 a empresa começou uma forte e consistente expansão de sua linha de produtos com o lançamento de vodkas com outros sabores, uma grande novidade para a época. Foi então que surgiram sabores como laranja, baunilha, pêssego, pêra, framboesa e mais recentemente manga e até açaí. Em 2004 foiproduzida a garrafa de 1 bilhão na história da marca.

A partir de 2007 a marca começou a lançar edições limitadas de suas vodkas homenageando cidades americanas como Nova Orleans, Los Angeles e Boston. Cada uma delas continha pitadas de sabores de frutas e especiarias apreciadas e populares nas cidades em questão. Cada uma das edições da ABSOLUT CITIES tem uma iniciativa de caridade, com a marcadoando quantias em dinheiro para projetos sociais locais. Além disso, criou edições especiais para serem comercializadas somente dentro dos Duty Free nos principais aeroportos mundiais. No final de março de 2008 o grupo Vin & Sprit, proprietário da vokca ABSOLUT, foi vendido à francesa Pernod Ricard por US$ 8.7 bilhões. Recentemente a marca consolidou sua presença em países asiáticos, na AméricaLatina e nas antigas repúblicas soviéticas.
A alta qualidade da vokca se deve aos ingredientes de primeira linha e do criterioso processo de destilação contínua. A ABSOLUT é feita exclusivamente com ingredientes naturais e, ao contrário de outras vodkas, ela não contém açúcar. É a vodca em sua total pureza. Mesmo assim, essa pureza tem um sabor característico: saboroso, encorpado e complexo, mas...
tracking img