analise de leite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (953 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto


BROMATOLOGIA DO LEITE




B7999E-0 CLÁUDIA REGINA GONÇALVES DA SILVA
B640JA-2 JULIANA PARMA PEREZZANI
B78GIJ-0 VALÉRIA GODOY BERNARDINO


DATA 18 / NOV /2013






CURSO: NUTRIÇÃO
PERÍODO: NOTURNO
DISCIPLINA: BROMATOLOGIA
PROFESSORA RESPONSÁVEL: CARMEM






Campinas/SP
Novembro/2013
INTRODUÇÃO

O leite é o produto da secreção daglândula mamária dos mamíferos, e constitui o único alimento na primeira fase de vida. É caracterizado por uma solução coloidal de proteínas em emulsão com gorduras e uma solução de vitaminas eminerais, peptídeos e outros componentes. (Philippi S.T., Pirâmide dos Alimentos, 2008).
É rico em nutrientes sendo, considerado um alimento quase completo, largamente comercializado e consumido pelapopulação, principalmente crianças e idosos. Por ser de origem biológica, ele pode apresentar variação nos seus componentes. O leite é um alimento composto aproximadamente por 87,0% de água, 3,6% degordura, 3,6% de proteínas, 4,5% de lactose e 0,8% de vitaminas e sais minerais, sendo que a porcentagem de cada elemento pode variar conforme a espécie, raça, individualidade, alimentação, tempo degestação, intervalos entre ordenhas, “stress” ou ação de drogas medicamentosas. Desse modo, o leite possui um valor nutritivo importante na alimentação humana.









.OBJETIVOS


Nesta aula experimental temos como objetivo avaliar a qualidade das amostras de leite pela comparação dos resultados de várias determinações, como: densidade, acidez, determinação do pH,análise de substâncias estranhas no leite, como conservantes (formol), espessantes ( pesquisa de amido) e neutralizantes (teste de alizarina).MATERIAIS E MÉTODOS


Materiais

Amostras de leite
Béquer de 250 ml
Lactodensímetro de Quevenne
Proveta de 250 ml
Bastão de vidro
Termômetro
Bureta de 25 ml
Erlenmeyer de 125 ml
Solução...
tracking img