Analise de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SANDRA APARECIDA BATISTA
DORALICE MINEIRO SANTOS

PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA

NOVO HORIZONTE DO SUL-MS – 2008
SANDRA APARECIDA BATISTA
DORALICE MINEIRO SANTOS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA

Relatório de Estágio Clínico apresentada ao curso de Psicopedagogia Clínica, na IESNA-Instituição de Ensino Superior de Nova Andradina sob orientação daProfessora Luciana Motta Dias Brites.

NOVO HORIZONTE DO SUL-MS – 2008
AGRADECIMENTO

A busca de conhecimentos, nem sempre é fácil como imaginamos, exige momentos de dedicação e paciência, e isso seria impossível, sem a participação de colegas, mestres, amigos, enfim, das pessoas que nos rodeiam e nos ajudam nesta busca. Assim, não posso deixar de nomear aquelas que meacompanharam.

A Secretária Municipal de Educação, Iraci Florêncio Calado, que desde o início me apoiou e incentivou na realização deste trabalho.

Aos professores da Instituição de Ensino Superior de Nova Andradina - IESNA, meus sinceros agradecimentos pelo conhecimento que nos acrescentou e pela lição de vida que nos deixou.

Ao Prefeito Municipal de Novo Horizonte doSul, Marcílio Álvaro Benedito, pela credibilidade, confiança, oportunidade, incentivo e apoio durante o curso e no desenvolvimento deste trabalho.

Aos familiares, pois sem o apoio e paciência esta jornada teria sido muito mais difícil.

A DEUS, muitíssimo obrigada!

RESUMO

O trabalhorealizou-se com a aluna Mirian Pereira de Souza, ela tem 5 anos e está cursando a pré-escola. A aluna não compreende as explicações da professora, tem dificuldade em matemática, não escreve seu próprio nome. Enquadra-se no grupo dos alunos fracos, geralmente o seu trabalho é lento, encontra-se muitas vezes distante, “no mundo da lua” chora facilmente.
Troca letras ao escrever, está sempre semovimentando “sem parada”, quando é provocada reage agressivamente. Mente muito, tem dificuldades na leitura e às vezes fala errado e exige frequentemente a atenção da professora.
A escolha foi feita pelo fato de apresentar muitas dificuldades na escola trazendo preocupação à professora e provocando constrangimento a ela perante aos demais alunos.

SUMÁRIOINTRODUÇÃO--------------------------------------------------------------------06

DADOS GERAIS----------------------------------------------------------------- 08

QUEIXA --------------------------------------------------------------------------- 08

APRESENTAÇÃO DO ESTÁGIO---------------------------------------------09

DESCRIÇÃO DAS SESSÕES DE AVALIAÇÃO---------------------------10

RELATÓRIO DEAVALIAÇÃO-----------------------------------------------11

PLANEJAMENTO GERAL-----------------------------------------------------13

DESCRIÇÃO DE SESSÕES DE INTERVENÇÃO--------------------------14

CONCLUSÃO DE ESTÁGIO---------------------------------------------------15

CRONOGRAMA DO ESTÁGIO-----------------------------------------------15BIBLIOGRAFIA-------------------------------------------------------------------18

ANEXOS----------------------------------------------------------------------------19

INTRODUÇÃO

A Psicopedagogia é um campo de conhecimento e atuação em Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio - família, escola e sociedade - no seu desenvolvimento, utilizando procedimentospróprios.
A Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo, portanto, um caráter preventivo e terapêutico. Preventivamente deve atuar não só no âmbito escolar, mas alcançar a família e a comunidade, esclarecendo sobre as diferentes etapas do desenvolvimento, para que possam compreender e entender suas características evitando assim cobranças de atitudes ou...
tracking img