UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS
CURSO DE PSICOLOGIA
PSICOLOGIA ESCOLAR II

Análise Crítica

Filme: Escritores da Liberdade

1) Descreva o contexto apresentado?

No filme, aprofessora Erin assume uma turma de alunos problemáticos de uma escola que não está nem um pouco disposta a investir ou mesmo acreditar naqueles alunos.
No começo a relação da professora com os alunos não émuito boa. A professora é vista como representante do domínio dos brancos nos Estados Unidos. Suas iniciativas para conseguir quebrar as barreiras encontradas na sala de aula vão aos poucos resultandoem frustrações.
Apesar de muitas vezes apresentar desânimos nas chances de um resultado positivo no trabalho com aquele grupo, ela não desiste, levanta a cabeça e segue em frente.
Mesmo não contandocom o apoio da direção da escola e das demais professoras, ela acredita que há possibilidades de superar os problemas sociais e étnicos ali existentes. Para isso cria um projeto de leitura e escrita,iniciada com o livro "O diário de Anne Frank" em que os alunos poderão registrar em cadernos personalizados o que quiserem sobre suas vidas, todos os dias.
Ao criar um elo de contato com o mundo aprofessora fornece aos alunos um elemento real de comunicação que permite ao mesmo se libertar de seus medos, anseios, aflições e inseguranças.
Erin consegue mostrar aos alunos que os impedimentos esituações de exclusão e preconceito podem afetar a todos independente da cor, da pele, da origem étnica, da religião etc.

2) Quais as questões centrais apresentadas na obra?
O filme na cidadede Los Angeles. Briga entre gangues rivais, disputas por espaços, por bairros e grupos tentando se afirmar perante uma sociedade preconceituosa, que é a mesma que temos hoje, nada mudou. É daí quesurge a Professora Erin Gruwell, vinda de uma família que contém uma realidade oposta à vivida por aqueles adolescentes, a realidade que ela encontra em seu primeiro emprego numa instituição de Ensino... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 05). Analise critica: escritores da liberdade. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Analise-Critica-Escritores-Da-Liberdade/31518.html

MLA

"Analise critica: escritores da liberdade" TrabalhosFeitos.com. 05 2011. 2011. 05 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Analise-Critica-Escritores-Da-Liberdade/31518.html>.

MLA 7

"Analise critica: escritores da liberdade." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2011. Web. 05 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Analise-Critica-Escritores-Da-Liberdade/31518.html>.

CHICAGO

"Analise critica: escritores da liberdade." TrabalhosFeitos.com. 05, 2011. Acessado 05, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Analise-Critica-Escritores-Da-Liberdade/31518.html.