Analise critica: escritores da liberdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS
CURSO DE PSICOLOGIA
PSICOLOGIA ESCOLAR II

Análise Crítica

Filme: Escritores da Liberdade

1) Descreva o contexto apresentado?

No filme, a professora Erin assume uma turma de alunos problemáticos de uma escola que não está nem um pouco disposta a investir ou mesmo acreditar naqueles alunos.
No começo a relação da professora com os alunos não émuito boa. A professora é vista como representante do domínio dos brancos nos Estados Unidos. Suas iniciativas para conseguir quebrar as barreiras encontradas na sala de aula vão aos poucos resultando em frustrações.
Apesar de muitas vezes apresentar desânimos nas chances de um resultado positivo no trabalho com aquele grupo, ela não desiste, levanta a cabeça e segue em frente.
Mesmo não contandocom o apoio da direção da escola e das demais professoras, ela acredita que há possibilidades de superar os problemas sociais e étnicos ali existentes. Para isso cria um projeto de leitura e escrita, iniciada com o livro "O diário de Anne Frank" em que os alunos poderão registrar em cadernos personalizados o que quiserem sobre suas vidas, todos os dias.
Ao criar um elo de contato com o mundo aprofessora fornece aos alunos um elemento real de comunicação que permite ao mesmo se libertar de seus medos, anseios, aflições e inseguranças.
Erin consegue mostrar aos alunos que os impedimentos e situações de exclusão e preconceito podem afetar a todos independente da cor, da pele, da origem étnica, da religião etc.

2) Quais as questões centrais apresentadas na obra?
O filme na cidadede Los Angeles. Briga entre gangues rivais, disputas por espaços, por bairros e grupos tentando se afirmar perante uma sociedade preconceituosa, que é a mesma que temos hoje, nada mudou. É daí que surge a Professora Erin Gruwell, vinda de uma família que contém uma realidade oposta à vivida por aqueles adolescentes, a realidade que ela encontra em seu primeiro emprego numa instituição de EnsinoMédio é completamente diferente do que ela acreditava, principalmente porque o caos é uma constante.
É difícil querer chegar a um determinado lugar e alterá-lo.O filme retrata de uma maneira real o que de fato é o Ensino Público. Apesar de se passar nos Estados Unidos, é uma obra que serve para qualquer outro país. O Brasil, por exemplo, enfrenta graves problemas na sua educação pública e nóspodemos ser enquadrados dentro desse contexto. Os estudantes parecem viver em dois mundos: existe o mundo real e o seu próprio mundo. Por isso cada um escolhe o seu grupo de amigos que mais tem a haver com o seu gosto, com a sua maneira de ser. A partir disso, começam as guerras, as individualidades e as disputas por marcar território, por querer ser maior que o outro. É a guerra pessoal de cada um: outentar se afirmar ou ser popular.
Para os estudantes daquela Instituição o que acontecia era muito mais profundo. Eles nunca tiveram oportunidades e a grande maioria que ali estava vieram de um programa de inserção criado pelo governo americano na época, onde muitos jovens que iriam para reformatórios, no caso, eram “jogados” em escolas públicas em convívio de outras pessoas sem nenhumaperspectiva de vida. O que sobrava para estes adolescentes? Se aventurar no tráfico de drogas e no medo de sair nas ruas e nunca mais voltar. A professora iniciante de Inglês começa a mudar o seu espaço na sala de aula transformando num lugar em que aqueles garotos pudessem se sentir bem, como uma segunda casa. Por isso ela propõe para que cada um começasse a escrever em um diário todo dia, relatando avida, as angústias, os sonhos, os medos, o que esperavam da vida e do futuro. E o roteiro é inspirado nos diários que estes adolescentes escreveram, sendo baseado em fatos reais, o que aumenta a autenticidade daquilo que é narrado.
A idéia vai dando certo e despertando nestes jovens uma paixão de viver e de irem à escola.
Enfim o filme vai mostrando o cotidiano trágico desses adolescentes,...
tracking img