Escritores da liberdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA

CURSO DE PEDAGOGIA













RELATÓRIO

ESCRITORES DA LIBERDADE













Divaci Maria da Silva






















Goiânia, 2º Semestre de 2012.




DIVACI MARIA DA SILVA










ESCRITORES DALIBERDADE




Relatório-resenha do filme Escritores da Liberdade apresentado como um dos requisitos para avaliação na disciplina de Língua Portuguesa I, do Departamento de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, sob a orientação da Professora Helen Amorim.































Goiânia, 2º Semestre de2012.




O presente relatório foi construído com base na análise do filme Escritores da Liberdade, que deixa claro que a educação tem que ser vista alem de uma simples forma de ensinar, tem que ser vista como uma maneira de formar personalidades.

























































SUMÁRIOINTRODUÇÃO.......................................................................................06

RESUMO DESCRITIVO DO FILME..................................................07

ANÁLISE CRÍTICA...............................................................................08

CONTEXTUALIZAÇÃO TEMÁTICA................................................09CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................11

REFERÊNCIAS......................................................................................12










































INTRODUÇÃO




Escritores da Liberdade é uma história emocionante que leva os indivíduos a pensarem uma educação do modo como deveria ser, voltada não para a simples obrigação de ensinar, mas para meios didáticos que visem a formar personalidades diferentes da realidade em que vivem. É assim que a Professora Erin Gruwell mostra que é possível mudar realidade social dentro de uma sala de aula. Ela pretende mudar os métodos de ensino para ganhar a confiança de seus alunos e tentar fazer comque eles venham a ter futuros diferentes da maioria que vivem naquela região. Com isso, ela pretende ajudá-los de todas as formas, indo até mesmo contra as regras da escola.

Com este relatório, pretende-se compreender as várias situações que acontecem todo dia em diversas escolas, e que existem algumas pessoas, embora poucas, que estão dispostas a colaborar com a mudança desses fatos. Assimcomo no Colégio Wilson, retratado no filme, onde ocorrem várias dificuldades, como brigas entre gangues, falta de interesse da direção acadêmica e também falta de apoio, isso acontece também em várias escolas do mundo. O interesse, portanto, é tomar consciência desses problemas na esperança de que eles venham a ser tratados de forma mais séria futuramente.

A Professora Erin chega aoColégio Wilson e percebe que as coisas não serão como ela acreditava que seria, ocorrem muitas desavenças entre os alunos, não há apoio da direção e ainda há certa discriminação, devido aos alunos serem em sua maioria integrantes de gangues, e considerados alunos sem expectativas de futuro.




























1. RESUMO DESCRITIVO DO FILME

Diretor: RichardLaGravenese
Elenco: Pat Carroll, Patrick Dempsey, Jason Finn, Scott Glenn, David Goldsmith, Kristin Herrera, Blake Hightower, John Benjamin Hickey, Will Morales, Anh Tuan Nguyen, Vanetta Smith, Imelda Staunton, Hilary Swank, Deance Wyatt.
Produção: Danny DeVito, Michael Shamberg, Stacey Sher
Roteiro: Richard LaGravenese
Fotografia: Jim Denault
Trilha Sonora: Mark Isham, RZA
Duração: 123 min....
tracking img