Analise concorrencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Analise de concorrência

as estratégias de marketing devem analisar não apenas as necessidades do consumidor mas tbm as estratégias do concorrente.


1) Identificar osconcorrentes da empresa (DIRETO/INDIRETO/GRUPO ESTRATEGICO)

Quando falamos em identificar os concorrentes devemos considerar não apenas os concorrentes Diretos e sim os Indiretos,além do Grupo Estratégico que por DEFINICAO são empresas que trabalham de forma idêntica no mercado. A maior ameaça mercadológica é os concorrentes indiretos, trabalham com customuito diferente do nosso..
Vantagens: facilidade de identificação do setor
Desvantagens: falsa identificação do concorrente da empresa pois desconsidero os concorrentes indiretos.Ponto de vista do mercado: considera todos os níveis de concorrente(D,I, GE), todos os concorrentes reais potenciais serão considerados, tornando analise mais demorada porem seguravantagens: ter noção exata dos concorrentes do mercado(real e Potencial)
Desvantagens: demora no levantamento de informações, dificuldade de não consegui-lo atualizado.

2)Determinar o objetivo da concorrência( Objetivo iguais ou parecidos):
deve perguntar o que cada concorrente procura no mercado, o que orienta o comportamento de cada um deles,preço, maximização dos lucros ou ainda opção de qualidade.

3) Identificar as estratégias dos concorrentes (como ele vai atacar o mercado):

mais acirrada será a concorrência entreas duas, a identificação das estratégias ira determinar com qual concorrente ira se preocupar 1°

4) Avaliar forcas e fraquezas ( possibilidade de Ponto Forte ou Fraco): paraavaliar as forças e fraquezas devemos fazer a seguinte pergunta OQUE NOSSO CONCORRENTE PODEM FAZER?, assim a analise será bem realizada sob o concorrente podendo trazer boas respostas
tracking img