Analise da concorrencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
6. Análise da Concorrência
Análise de concorrência se faz necessária uma vez que, o mercado está em constante expansão. No setor de acessórios para festa não é diferente, apesar de oferecer um produto não comum ao mercado a Anima Fest tem que se atentar ao posicionamento de prováveis concorrentes no mercado.
6.1 Barreiras de entrada a novos players
Se análisarmos a preço para abrir uma novafranquia, o investimento é mediano e o retorno considerável, com isso nos atentamos que se faz possível a criação de novas lojas da franquia. Porém outras franquias podem surgir assim como uma nova marca no mercado.
Nenhuma empresa em Campinas tem o produto e serviço igual ao oferecido pela Anima Fest, contudo não se é tão dificil trabalhar com os mesmos produtos que a empresa em estudo. Sãomuito fornecedores, produtos de baixo custo, baixo know how.
Um fator complicador a entrada de concorrentes, podemos levar o fato de que o lucro vem apenas em escala, ou seja, é preciso vender tudo em muita quantidade para que se lucre, sendo assim falhas em vendas podem ser fatais ao negócio. Também a margem de lucro pode se comprometer caso a empresa líder resolva guerrear por preço.
6.2 Tipo deconcorrência e seus participantes
Em Campinas não há empresa que ofereça um produto similar ao Anima Fest, hora podem pecar por falta de diversidade como por falta de serviços, isso traz consigo vanegens poís a empresa não possui alguém atuante dentro do mesmo escopo.
Entretanto, é preciso manter a atenção em concorrentes indiretos, muitas lojas da região podem não vender a gama completa deprodutos, porém possuem menor preço.

6.2.1 Chineses e a concorrência por preço
Como já dito antes, os produtos vendidos pelo grupo AnimaFest, são de baixo valor agregado e pequeno preço de venda. Nesse mercado os Chineses atuam a muito tempo e tem sempre a competitividade por preço, uma vez que estes produtos em sua maioria são importados da China. Com isso não se é raro ver lojas de variedadesnos centros de Campinas ofertanto parte deste produto a preços mais acessíveis.
Não se é possível competir por preço dentro destes quesitos poís, como não é o foco das lojas eles não esperam margem de retorno em vendas destes produtos em especifico, também por ser um produto de venda em escala eles tem facilidade em ofertar um preço acessível, isso tudo sem contar que o Chineses não ofertam osserviços AnimaFest.
O grupo AnimaFest além de vender os artigos de festa, oferta acessibilidade, e pácotes de vendas fechados, além de entregas em domicílio e vendas online, isso encarece o preço do produto final a ser vendido.
Com isso concluimos que se deve atentar a forma como esses concorrentes vem o mercado e qual probabilidade da entrada, poís são concorrentes que podem levar a guerra demercado ao fator preço, fator qual a competitividade se debilita.
6.2.2 Concorrência interna
A franquia possui quatro lojas no território campineiro, além de loja virtual e lojas em outras cidades, e sim é possível que uma pegue cliente da outra, seja por conveniência como por atendimento.
Não se compete contra a própia empresa poréma s forças de vendas devem convergir para o aumento dofaturamento da empresa, para isso é preciso de um forte atendimento e uniformizado. Vistoq ue a franquia deve ser uma cópia de sua loja matriz um mal atendimento, ou uma equipe de vendas mal treinada, pode além de comprometer a marca, pode fazer pelo cliente optar por não voltar mais ao estabelecimento.Além disto por estarmos falando de força de vendas, não podemos deixar de citar as forçasantagonicas das vendas pessoais e vendas online. De um lado o vendedores comicionados, esperam por clientes para garantir o volume e a volta do cliente ao estabelecimento, do outro uma venda que busca a conveniência e que os clientes possam comprar em suas casas sem o trabalho de se deslocar as lojas da rede.
6.2.3 Concorrência Online
No universo online já temos um cenário diferente, temos grandes...
tracking img