Modelagem de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo sobre Modelagem de Dados

Entidade associativa

Ao final deste estudo, o aluno será capaz de identificar uma entidade associativa em um relacionamento de n para n.

A entidadeassociativa surge de um relacionamento de n para n, em que existe uma associação dos atributos identificadores das duas entidades relacionadas, caracterizando uma nova entidade.

A nova entidade geradapossui, normalmente, atributos próprios do relacionamento, isto é, ela só existe por causa do relacionamento.

Exemplo:

Um médico pode consultar n pacientes.
Um paciente pode ser consultado por nmédicos.

Uma consulta é realizada em uma data e em um horário; possui um preço; pode ser paga por convênio ou pelo paciente; apresenta uma prescrição do médico e a relação de medicamentos. Esses sãoalguns atributos que pertencem apenas ao relacionamento CONSULTA.

Toda entidade possui um atributo identificador a partir do qual é feito o relacionamento das entidades. Ele é único e identificacada ocorrência da entidade. Na próxima aula falaremos mais sobre ele.

No diagrama a seguir, os atributos identificadores são: CRM e ID_Paciente.

No caso dos relacionamentos de n para n, não épossível transportar o atributo identificador de uma entidade para a outra que está relacionada, pois, assim, estariam sendo repetidos dados desnecessários.














Nesse caso,cria-se uma terceira entidade, chamada consulta, contendo os seguintes atributos:


No banco de dados, procura-se escrever o dado uma única vez e relacioná-lo com as demais entidades. Utilizando oexemplo do consultório, o nome de um médico deve ser apenas uma ocorrência na tabela de médico dentro do banco de dados. Embora a consulta tenha o médico responsável, não é necessário um atributo nomedo médico, mas substituí-lo por seu CRM, pois esse atributo o identifica dentro da entidade MEDICO. Do mesmo modo, o nome do paciente não precisa estar na entidade CONSULTA, pois ele possuir um...
tracking img