Analise comparativa do filme “cinco vezes favela, agora por nós mesmos”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O VERDADEIRO OLHAR

A Luz Mágica Produções, produtora de Carlos Diegues e Renata de Almeida Magalhães, produziu o longa-metragem “Cinco Vezes Favela, Agora por nós mesmos”, escrito, dirigido e realizado por jovens cineastas moradores de favelas do Rio de Janeiro, treinados e capacitados a partir de oficinas profissionalizantes de audiovisual comandadas por grandes nomes do cinemabrasileiro, como Nelson Pereira dos Santos, Ruy Guerra, Walter Lima Jr., Daniel Filho, Walter Salles, Fernando Meirelles, João Moreira Salles e muitos outros.
São 5 filmes de ficção, de cerca de 20 minutos cada um, filmados em película e finalizados digitalmente, escritos, dirigidos e totalmente realizados por jovens cineastas moradores de favelas cariocas, sobre diferentes aspectos da vida em suascomunidades. São realizados com o apoio de cinco comunidades e organizações, a CUFA (em Cidade de Deus), o Nós do Morro (no Vidigal), o Observatório de Favelas (no Complexo da Maré), o AfroReggae (em Parada de Lucas) e o Cidadela/Cinemaneiro (com sede na Lapa, reunindo moradores de várias comunidades.
Escolhemos esse filme pois desde o inicio do projeto, o modo como foi abordado começoudiferente. Uma palavra que resume bem está obra é inclusão social. Além da oportunidade de crescimento pessoal e profissional para pessoas de comunidades carentes, abre espaço também para vermos a favela não do modo sempre apresentado, “policia e ladrão”, mas por moradores, trabalhadores, estudantes e pessoas que são “pessoas normais” que tem suas vidas e seu cotidiano mais simples nas favelas.Analisando a estrutura do filme, são pequenos capítulos de histórias diferentes que não se relacionam entre si, porém o mais interessante é que o espaço físico entre todas as histórias é muito parecido (favela), e os personagens são humildes, porém trata-se de sonhos, desejos e ações que são totalmente diferentes, ou seja, mostra que as pessoas na favela não se dividem só em vítimas, polícia ou ladrão. Éclaro que suas dificuldades são bem explícitas no filme, porém mostra um lado mais corriqueiro da favela, onde pessoas como todas as outras tem seus problemas diários, sejam diferentes ou não. A realidade da favela é diferente de bairros de classe média, alta, porém o filme mostra a favela como ela é, não cria uma realidade totalmente fictícia, mesmo as histórias sendo.
Um filme interessante,engraçado e ao mesmo tempo dramático, que tem uma abordagem peculiar em cima do povo que vive na favela, claro e principalmente por eles mesmos terem produzidos, fica uma idéia de um filme deles para eles mesmos e para quem não conhece a favela sem o lado violento de tiroteio da polícia contra o ladrão.
Nomeamos como "O Verdadeiro Olhar", pois a maioria dos diretores do filme moram em comunidades efavelas, onde todos além de ver a realidade a vivem, ou seja, acabam mostrando o lado dos moradores da favela, sem esquecer que somado a isso existem os depoimentos de moradores da favela.
Os grandes diretores com certeza estão investindo no cinema brasileiro, pensando no futuro do modo mais simples de contar a história do Brasil no cinema moderno, através da visão de quem vive essa realidade.Em 1961, cinco jovens cineastas de classe média, oriundos do movimento estudantil universitário, realizavam o filme “Cinco Vezes Favela”, produzido pelo Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE). Dirigido por Carlos Diegues, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirszman, Marcos Farias e Miguel Borges, “Cinco Vezes Favela” se tornaria um marco do cinema moderno brasileiro, um dosfilmes fundadores do movimento cinematográfico que conquistaria o Brasil e o mundo, o Cinema Novo.
Em 2010 a Luz Mágica Produções, produtora de Carlos Diegues e Renata de Almeida Magalhães, produziu o longa-metragem “Cinco Vezes Favela, Agora por nós mesmos”, escrito, dirigido e realizado por jovens cineastas moradores de favelas do Rio de Janeiro, treinados e capacitados a partir de...
tracking img