Analise colossenses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Colossenses 3
Ressuscitar' e 'morrer' com Cristo são fatos conclusos que fazem parte do passado da vida dos cristãos (já e estais). 'Morrer' e 'ressuscitar' soam como sendo elementos antagônicos quando da composição da idéia, mas 'em Cristo' são elementos que se complementam. Primeiro é necessário conformar-se com Cristo na sua morte, e só então, ressurge com Ele em uma nova vida, sendo um novohomem. Tanto o ressurgir quanto o morrer só ocorrem quando se está 'COM' ou 'EM' Cristo.
Colossenses 3
1- Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Este capítulo tem inicio com uma conclusão que decorre de elementos apresentados em versículos anteriores: “Portanto...”.
Antes de toda e qualquer análise de um textobíblico é necessário ter em mente que as divisões em capítulos e versículos só servem para auxiliar na localização dos textos, e que tais divisões podem influenciar negativamente o interprete.
A idéia da carta não fica estagnada ou restrita a um só capítulo ou versículo. A idéia transcende e engloba toda a carta, e, para entendê-la, é necessário analisar a carta como um todo, e não somente algumaspartes ou referências.
Quando Paulo disse: “Portanto, se...”, ele está fazendo referência a uma idéia anterior para introduzir uma outra. Observe:
Paulo expôs no versículo vinte do capítulo anterior que: ‘se eles estavam mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo’, quais eram os motivos que prendiam os cristãos as ordenanças como se eles ainda vivessem no mundo? Eles estavam mortos, ounão?
O versículo em questão volta a mesma temática: “se estais mortos com Cristo” é o mesmo que dizer “se já ressuscitastes com Cristo”. O fôlego de vida de quem crê não termina quando se morre com Cristo. A morte com Cristo é o caminho para a ressurreição com Ele.
'Morrer com Cristo' tem o mesmo valor que 'ressurgir com Ele':
“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo...”;
“Se, pois, estaismortos com Cristo...”.
'Ressuscitar' e 'morrer' com Cristo são fatos conclusos que fazem parte do passado da vida dos cristãos (já e estais). 'Morrer' e 'ressuscitar' soam como sendo elementos antagônicos quando da composição da idéia, mas 'em Cristo' são elementos que se complementam.
Primeiro é necessário conformar-se com Cristo na sua morte, e só então, ressurge com Ele em uma nova vida e um novohomem.
Tanto o ressurgir quanto o morrer só ocorre quando se está 'COM' ou 'EM' Cristo.           
Observe o contraste:
“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus”
“Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Nãotoques, não proves, não manuseies?”
As 'coisas' que são de cima pertencem àqueles que morreram e ressurgiram com Cristo. Por quê? A resposta está no versículo 3.
As 'coisas' deste mundo são rudimentos, ordenanças, regras, comportamentos, etc, pertencentes à vida que o cristão tinha no pecado, ou seja, aquela vida que possuía antes de morrermos e ressurgir com Cristo.

2 - Pensai nas coisas quesão de cima, e não nas que são da terra;
Enquanto vivos para o pecado, os homens buscam viver segundo os princípios do mundo, e se ocupam de ordenanças como: não faça isto ou aquilo. Estes entendem que tais elementos podem ‘melhorar’ a condição deles diante de Deus. Ledo engano.
A partir do momento que o homem morre com Cristo, em seguida passa a viver para Deus (ressurge), e é necessáriobuscar as coisas que são de cima, e ocupar-se em pensar nelas.
Quais são as 'coisas' de cima? E por que Paulo faz referência ao local onde Cristo está assentado? Para obter uma resposta é necessário considerar o que Paulo escreveu aos cristãos em Efésios:
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo (...)...
tracking img