Analise cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise Científica do Filme "O Óleo de Lorenzo"
Por Waldeci Moraes*

  Título original: Lorenzo's Oil. Lançamento: 1992 (EUA). Direção: George Miller. Atores: Susan Sarandon, Nick Nolte, Peter Ustinov, Kathleen Wilhoite. Duração: 135 min. Gênero: Drama. Distribuição: Universal.

Endereço do artigo: http://wqmoraes.blogspot.com.br

   • Resumo do filme: Augusto Odone (Nick Nolte) eMichaela Odone (Susan Sarandon) são os pais de um garoto (Lorenzo) que é portador de uma rara doença cerebral (ALD). Frustrados pelos médicos não terem o diagnóstico para uma doença tão grave, eles começam a pesquisar e a estudar por conta própria sobre tão fatídica doença, tentando encontrar uma cura para o filho. Essa pesquisa leva-os aos caminhos trilhados pelos pesquisadores científicos. Suasdescobertas revolucionam o diagnóstico e tratamento da ALD, na época, causando um verdadeiro alvoroço na comunidade científica e nos pais de crianças portadoras da síndrome. A trama também mostra outra vertente bastante significativa, pois reflete os padrões e até mesmo as limitações impostas pela ciência convencional.

Segundo Christian Leville em seu livro “A Construção do Saber: manual demetodologia da pesquisa em ciências humanas, cap 1: o nascimento do saber científico”  a pesquisa científica é a realização de um estudo planejado, sendo o método de abordagem do problema o que caracteriza o aspecto científico da investigação. Sua finalidade é descobrir respostas para questões mediante a aplicação do método científico. 

A Pesquisa
A pesquisa sempre parte de um problema, de urnainterrogação (na questão aqui apresentada, a doença congênita de ALD) uma situação para a qual o repertório de conhecimento disponível não gera resposta adequada. Para solucionar esse problema são levantadas hipóteses que podem ser confirmadas ou refutadas pela pesquisa. Portanto, toda pesquisa baseia-se em uma teoria que serve como ponto de partida para a investigação.
Em relação a essesaspectos de metodologia de pesquisa científica aqui apresentada pelos personagens do filme “O Óleo de Lorenzo”, pode-se deduzir é que ela está relacionada em diversos aspectos com essa necessidade de ir além da abordagem teórica científica empregada na época.

O Saber científico
Assim, através da persistência e a incansável busca dos Odones por respostas que preenchessem as lacunas em torno dadoença que vitimava seu filho Lorenzo, tivemos uma verdadeira pesquisa de caráter científico (biológica e medicinal no caso), ou seja, suas buscas no princípio, proveniente apenas da curiosidade de entender o que se passava com seu filho, despertaram uma necessidade do uso do saber científico por parte de alguém totalmente alheio a tais métodos, pois a síndrome que se manifesta em Lorenzo (ALD) edegenerativa a qual se caracteriza pelo acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa (principalmente ácidos com 24 e 26 carbonos) na maioria das células do organismo afetado, mas principalmente nas células do cérebro, levando à destruição da bainha de mielina, que protege determinados neurônios. Sem a mielina, estes neurônios perdem a capacidade de transmitir corretamente os estímulosnervosos que fazem o cérebro funcionar normalmente e aí surgem os sintomas neurológicos da doença.

Por que pesquisar?
Portanto, sendo esta uma doença nova, que lhe interessará delimitar cientificamente as suas origens, conceitos, mecanismo de ação, etc. Para isso os pais do menino empregam técnicas de pesquisa bioquímica e da medicina, que objetivara estudar o funcionamento e a razão da lógicadessa moléstia sem o conhecer de sua história.

A pesquisa científica hoje
No entanto, no capitulo seguinte do livro: “A pesquisa científica hoje”, o mesmo autor lembra-nos de que esta é uma avenida de mão dupla: a pesquisa pode, algumas vezes, gerar insumos para o surgimento de novas teorias, que, para serem válidas, devem apoiar-se em fatos observados e provados. Além disso, até mesmo a...
tracking img